UOL Notícias Tecnologia

19/11/2009 - 17h59

Google dá detalhes de sistema operacional para netbooks

Da Redação
Em coletiva de imprensa realizada no QG da Google em Mountain View, na Califórina, o gerente de produtos, Sundar Pichai e o diretor de engenharia para assuntos do Chrome OS, Matthew Papakipos, anunciaram detalhes sobre o sistema operacional Chrome OS e novidades no navegador Chrome.

O Chrome OS é um sistema operacional de código aberto que terá uma estrutura de computação em nuvem (cloud computing), voltado para o mercado de netbooks. Com uma espécie de Windows Explorer dividido em abas, os aplicativos serão rodados a partir da web, sem a necessidade de instalação de programas localmente. Inclusive, a própria empresa já tem aplicações do tipo, por exemplo, o Google Docs que é uma suíte de escritório que pode ser utilizada de qualquer computador ligado à internet.

O esforço da empresa em lançar um sistema operacional com o conceito de computação em nuvem vai ao encontro às tendências que o gerente de produtos da Google, Sundar Pichai, afirmou que serão alvo de atenção. "Nós estamos muito animados com três tendências: netbooks, computação em nuvem e dispositivos inovadores".

O diretor de engenharia do Chrome, Matthew Papakipos, comentou que o objetivo do sistema é ser como uma televisão, não só no sentido de não ter um disco rígido para armazenamento de dados, mas também que tenha uma inicialização tão rápida quanto o eletrônico. No teste durante o evento, o Chrome foi inicializado em cerca de 7 segundos.

No que diz respeito à segurança do sistema, o diretor assegura que o Chrome terá mecanismos confiáveis. "Todos os componentes do Chrome serão criptografados e checados durante a inicialização".

Por mais que a Google tenha mostrado uma série novidades, não há previsão para disponibilização de betas para o sistema operacional. Especula-se que a partir do meio do ano que vem, algumas empresas já começarão a comercializar netbooks com o Chrome instalado. Por enquanto, a empresa está trabalhando na melhoria da integração do sistema com plugins.

O fato é que o sistema entrará, assim que lançado, em um mercado da Microsoft, como o Windows XP em dispositivos mais antigos e o 7, e algumas distribuições Linux, como a Remix da Ubuntu.

Google Chrome
A novidade para o navegador do Google que, segundo dados da empresa, após um ano tem mais de 40 milhões de usuários, é que na próxima atualização o programa terá suporte a complementos, como o Firefox.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host