UOL Notícias Tecnologia

24/11/2009 - 19h32

Lula pede que estudo sobre banda larga seja aprofundado

CLÁUDIA ANDRADE | Do UOL Notícias
Em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou por mais três semanas a discussão sobre o Plano Nacional de Banda Larga, que pretende levar acesso à internet para todas as regiões brasileiras. Lula quer que alguns pontos da proposta apresentada sejam aprofundados, como o valor a ser investido.

Lula recebe hoje proposta para o Plano de Banda Larga Nacional

Plano do Ministério das Comunicações quer "massificar" acesso à banda larga até 2014

Nesta tarde, o site do Ministério das Comunicações anunciou que Hélio Costa apresentaria um projeto ao presidente para a "massificação" da banda larga até 2014, baseada na melhor oferta de acessos e crescimento da infraestrutura de telecomunicações.

A meta apresentada pelo Ministério é chegar a 2014 com 50% dos domícilios conectados, totalizando 90 milhões de acessos entre móveis e fixos. O investimento chegaria a R$ 75 bilhões, divididos entre Governo e empresas.

No entanto, não foi informado se o documento foi mesmo a proposta oficial. O que se sabe é que Costa faz parte do grupo de discussão e foi um dos co-autores das diretrizes apresentadas ao presidente.

Para Miguel Jorge, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, "muitos pontos ainda precisam ser discutidos e houve pouco tempo para o debate" — referindo-se ao curto prazo dado pelo Governo, com início em setembro, para que a proposta fosse elaborada.

Modelo a ser adotado

Para colocar o Plano em prática, estuda-se o uso da rede da estatal Eletronet para o fornecimento de infraestrutura, sob a gestão da também estatal Eletrobrás. No entanto, a Eletronet está em processo de falência, o que dificulta a proposta. A expectativa é que a malha ótica seja excluída da questão e aproveitada para a expansão da banda larga no país.
Mais
Nova tecnologia de acesso sem fio promete popularizar banda larga
Telefônica exigirá que usuários de Banda Larga Popular paguem assinatura de telefone
Internet banda larga pela rede elétrica já pode ser vendida no país

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host