UOL Notícias Tecnologia

02/04/2008 - 17h37

Salão Internacional de Genebra começa hoje com mais de mil invenções

Mais de mil invenções inéditas de todos os campos da atividade humana estão em exposição desde hoje no Salão Internacional de Invenções de Genebra, cuja 36ª edição acontece até domingo.

Apresentadas por empresas, pesquisadores, inventores, universidades e organismos diversos, as inovações provenientes de 45 países constituem em seu conjunto a mais importante mostra mundial deste tipo.

Os organizadores esperam receber, nos cinco dias que o evento durará, cerca de 65 mil visitantes, que poderão descobrir vários inventos planejados para tornar mais agradável e fácil a vida cotidiana.

Mais da metade dos participantes, 55%, devem ser industriais, distribuidores e empresários do mundo inteiro em busca de novos produtos.

Os 720 expositores, que representam as mil invenções dos cinco continentes, encontrarão neste Salão um lugar ideal para divulgar suas criações no plano internacional e fazer contatos de negócios, afirmam os organizadores.

Uma pesquisa realizada na última edição do Salão mostrou que 75,65% dos expositores se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos com os contatos profissionais feitos durante os dias da mostra.

Na edição de 2007 foram negociadas licenças por um valor superior a US$ 40 milhões.

Cerca de 68% dos expositores procedem de países europeus, enquanto 29% vêm da Ásia.

Por países, o que tem maior representação é a Rússia, com 118 expositores, e o Irã, com 69, seguidos de Romênia e França, disse Jean-Luc Vincent, fundador e presidente do Salão, que ocupa uma área de 8.500 metros quadrados do pavilhão de mostras de Genebra, Palexpo.

O maior número de invenções apresentadas este ano pertence às áreas de medicina e saúde, proteção ao meio ambiente, mecânica, eletrônica e informática, sem esquecer de transportes, esportes e lazer, brinquedos e móveis.

A garantia de que os visitantes só encontrarão invenções inéditas reside no fato de que o Salão exige que estes só podem ser expostos uma vez em Genebra e devem estar protegidos por um título de propriedade intelectual, disse Vincent.

As melhores invenções serão agraciadas com o Grande Prêmio do Salão e outros 49 prêmios especiais do júri.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host