UOL Notícias Tecnologia

29/06/2009 - 11h16

Indústria europeia se compromete a criar carregador único de celular

Os principais fabricantes europeus de telefones celulares se comprometeram hoje perante a Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) a criar um modelo único de carregador para todos os aparelhos que transmitem dados, que começará a ser comercializado em meados de 2010.

Em resposta a um pedido da Comissão para harmonizar os carregadores, dez empresas do setor assinaram de forma voluntária um memorando de entendimento com a Comissão Europeia, após concluir "negociações intensas e construtivas".

Essas empresas (Apple, LG, Motorola, NEC, Nokia, Qualcomm, Research in Motion, Samsung, Sony Ericsson e Texas Instruments) representam 90% do mercado de telefones celulares, indicou, em entrevista coletiva, o comissário de Indústria da União Europeia (UE), o alemão Günter Verheugen.

O comissário disse que o objetivo da proposta é "facilitar a vida dos usuários" e reduzir o impacto ambiental de resíduos eletrônicos, já que "os consumidores não terão que se desfazer dos carregadores quando comprarem novos telefones".

Segundo ele, o carregador universal funcionará através de um conector micro USB e servirá para todos os modelos de telefones celulares capazes de transmitir dados.

Verheugen disse que, apesar de atualmente esse tipo de telefone representar um quarto dos aparelhos em mãos de consumidores europeus, "a tendência é tão clara" a seu favor que o novo carregador servirá apenas para esses a partir de 2010.

Os telefones antigos que só fazem chamadas poderão ser carregados através do novo dispositivo, mesmo que não tenham uma entrada micro USB, graças a um adaptador que também será comercializado, disse.

Essa iniciativa voluntária da indústria atende ao desejo da Comissão sem ter sido necessário apresentar uma proposta de lei para harmonizar todos os carregadores em nível europeu, algo que o Executivo europeu estava disposto a fazer ainda neste ano.

"A auto-regulação é possível. Nem sempre temos que regular para conseguir melhoras importantes para os consumidores", afirmou Verheugen, que destacou também que, através de um acordo voluntário, serão obtidos resultados muito antes.

Verheugen também indicou que o objetivo da Comissão é que todos os equipamentos eletrônicos dos consumidores, incluindo dispositivos como telefone celular, computador portátil e câmera de fotos digital, conte com um único carregador universal em um prazo de cerca de dois anos.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host