UOL Notícias Tecnologia

15/09/2006 - 10h10

Um a cada cinco lares brasileiros tem computador, diz IBGE

Por Vanessa Stelzer

Da Reuters
O crescimento da presença do microcomputador nas residências brasileiras acelerou em 2005, apresentando praticamente o dobro da expansão percentual registrada entre os bens duráveis pesquisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os dados constam da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta sexta-feira, e mostram que o índice de presença do computador ficou em 18,8% das moradias do país em 2005, um crescimento de 2,5 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior de 2004, quando a expansão havia sido de 1 ponto percentual frente ao ano anterior.

O desempenho dos PCs em 2005 supera o apresentando pelos outros itens pesquisados pelo IBGE: geladeira, freezer, rádio, máquina de lavar roupa e televisão.

Todos esses aparelhos, à exceção de freezer, que apresentou queda de 0,4 ponto percentual no período, e rádio, que teve expansão de apenas 0,6 ponto, apresentaram altas entre 1,2 e 1,7 pontos percentuais.

Os dados do IBGE vão de encontro com pesquisa apresentada na terça-feira pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), que indica que houve crescimento de 43% nas vendas de computadores no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os motivos apresentados estão medidas de incentivo à comercialização de PCs e de combate à ilegalidade na cadeia produtiva, que têm provocado barateamento dos preços.

Acesso à Internet
O estudo do IBGE, que reuniu informações apuradas entre 408.148 pessoas em 142.471 residências de todo o país, também indicou um aumento no índice de lares com acesso à Internet, passando de 8,6% em 2001 para 13,7% em 2005. No ano anterior, a proporção foi de 11%.

A Pnad também pesquisou o uso da Internet além da residência. 21% dos brasileiros com 10 anos ou mais, o equivalente a 32 milhões de pessoas, utilizaram a Internet em algum local —domicílio, trabalho, escola, centro de acesso gratuito ou pago, casa de outras pessoas— por pelo menos uma vez no período apurado pela sondagem em 2005. Entre os 153 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais, 121 milhões não acessaram a rede.

A pesquisa divulgada pela Abinee esta semana, em parceria com a consultoria IT Data, afirma que a base instalada de computadores no país é de 21 milhões e que as vendas em 2006 devem alcançar 7,8 milhões de unidades, crescimento de 38 por cento sobre o ano passado.

O IBGE não informou dados sobre uso da Internet relativos a outros anos, já que eles fazem parte de uma pesquisa complementar à Pnad. Os resultados completos serão informados mais para a frente, segundo o instituto.

Celular
A sondagem do IBGE mostrou ainda que entre as pessoas com 10 anos ou mais, 36,7% tinham telefone celular para uso pessoal em 2005. Em números absolutos, isso significa que 56 milhões de pessoas possuíam um telefone móvel e cerca de 97 milhões, não.

O uso da Internet e do celular foi mais elevado entre as pessoas com maiores renda e escolaridade e concentrou-se na região Sudeste. A utilização entre os homens foi ligeiramente maior que entre as mulheres.

A Pnad é realizada anualmente e aborda de forma permanente os temas habitação, rendimento e trabalho, e com periodicidade variável, por meio de pesquisas suplementares outros assuntos de caráter demográfico, social e econômico.

(Colaborou Alberto Alerigi Jr.)

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host