UOL Notícias Tecnologia

28/09/2006 - 11h33

Microsoft fixa preço de US$250 para Zune e US$0,99 para canções

SEATTLE (Reuters) - A Microsoft anunciou na quinta-feira que seu novo player de música Zune será vendido por preço semelhante ao do líder de mercado, o Apple iPod, e que, como resultado, a empresa pode ter prejuízos na temporada de festas deste ano.

O Microsoft Zune, equipado com disco rígido de 30 gigabytes, será vendido por 249,99 dólares --99 centavos de dólar acima do iPod com memória semelhante--, quando chegar às lojas em 14 de novembro.

As canções disponíveis para download no serviço Zune Marketplace custarão 99 centavos de dólar cada, preço semelhante ao da iTunes, da Apple, de acordo com a Microsoft.

A maior produtora de software do mundo enfrentará um desafio difícil para derrubar o iPod, líder de mercado, depois de permitir que o player de mídia da Apple ganhasse cinco anos de vantagem.

A Microsoft alegou que precisava vender o Zune por preço compatível, mesmo que isso significasse prejuízo para o grupo com as vendas do aparelho nesta temporada de festas.

"Tínhamos de observar o que havia no mercado e oferecer preço competitivo", disse Scott Erickson, o diretor sênior de marketing de produto do Zune. "Não obteremos lucro nesta temporada de festas, mas o projeto Zune é uma estratégia plurianual."

A Microsoft divulgou que planeja investir centenas de milhões de dólares no desenvolvimento e comercialização do Zune, e reconheceu que o investimento pode demorar anos para dar frutos.

O player de música é o primeiro passo na criação de uma nova marca de aparelhos portáteis, segundo dirigentes da empresa, que também informaram que um celular Zune está sendo desenvolvido.

O Zune, um player de mídia retangular com um botão redondo de controle, tem aparência semelhante mas espessura um pouco maior que a do iPod, e oferece tela mais ampla, com três polegadas (7,6 centímetros).

Diferente do iPod, o Zune oferece rádio FM e conexão sem fio que permite a usuários trocar fotos e canções entre aparelhos semelhantes.

A Microsoft contratou o grupo japonês de eletrônica Toshiba para produzir o Zune.

(Por Daisuke Wakabayashi)

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host