UOL Notícias Tecnologia

09/10/2006 - 08h56

Clássicos voltam a ser atração em meio à nova era dos jogos

Por Scott Hillis

SAN FRANCISCO (Reuters) - Em uma era na qual os mais recentes videogames oferecem recursos gráficos de alta nitidez e som com qualidade de cinema, continua a haver muito interesse pelos jogos antigos que papai e mamãe costumavam usar.

Jogos como "Pac-Man" e "Space Invader" estão desfrutando de uma retomada de popularidade à medida que a tecnologia se torna mais barata e novos serviços online facilitam ainda mais seu download e uso.

"Vou lhes dizer, os jogos retrô certamente são atraentes. Estão entre os nossos títulos mais vendidos", disse Greg Canessa, gerente de grupo na Xbox Live Arcade, serviço online da Microsoft que permite que usuários do console Xbox 360 baixem jogos avulsos.

Os usuários são em geral pessoas mais velhas, que cresceram nos anos 80 e costumavam gastar suas mesadas em fichas de jogo de fliperama, ou faziam bolhas em suas mãos de tanto brincar com os primeiros consoles caseiros de videogame, como o Atari 2600.

"Não quero ser profundo demais a respeito, mas os ataques do 11 de setembro parecem ter criado um grande nível de nostalgia e de necessidade de aconchego, e isso teve grande efeito sobre a psique norte-americana", disse Eric Levin, vice-presidente executivo da Techno Source, que produz uma linha de aparelhos simples para jogos eletrônicos.

Mas os jogos clássicos --se o termo pode ser aplicado a uma mídia que só existe em forma de mercado de massa há cerca de 30 anos-- também estão atraindo alguns jogadores mais jovens.

Os primeiros jogos de videogame têm tanta semelhança com os títulos mais vendidos atualmente quanto uma pintura rupestre apresenta diante da Capela Sistina. Comparem o minimalismo monocromático de "Asteroids" aos detalhes cinematográficos de "Halo 2".

No entanto, aquilo que representava diversão 25 anos atrás continua a ser atraente hoje. Em última análise, o que importa é realmente a qualidade do jogo.

"Jogos como esses, que você aprende a usar em um minuto mas demora a vida toda a dominar, podem ser jogados com os filhos", disse Levin. "Não só atraímos as pessoas que eram jovens quando eles foram lançados, mas atraímos uma nova audiência".

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host