UOL Notícias Tecnologia

13/10/2006 - 07h47

ClickStar, empresa estreante da Web, deve irritar Hollywood

Por Bob Tourtellotte

LOS ANGELES (Reuters) - A Intel e o ator Morgan Freeman se uniram para lançar um site cujo objetivo é distribuir alguns filmes independentes praticamente no mesmo dia em que estréiam nos cinemas, desafiando as práticas estabelecidas em Hollywood.

A ClickStar, parceria entre a Intel, Freeman e a Lori McCreary's Revelations Entertainment, produtora associada ao ator, lançará seu novo site em 1o de dezembro, mesmo dia em que "10 Items or Less", filme de baixo orçamento dirigido por Freeman, estreará nos cinemas.

Duas semanas mais tarde, o filme poderá ser baixado no site cstar.com, e embora não se trate exatamente de um lançamento simultâneo, James Ackerman, presidente-executivo da Clickstar, disse que o objetivo é oferecer download no "dia e data".

Até mesmo o intervalo de 14 dias representa um desafio à convenção de Hollywood, segundo a qual DVDs e downloads de filmes só são oferecidos meses depois que os títulos saíram de cartaz. Os preços para download de filmes ainda não foram decididos em definitivo.

O site também planeja distribuir conteúdo original gratuito, incluindo um canal chamado "Jersey Docs", apresentado pelo ator Danny DeVito, que dará destaque aos documentários. O canal "Golden Age of Movies", do cineasta Peter Bogdanovich, discutirá filmes clássicos.

A ClickStar é uma das peças na estratégia da Intel para promover seu novo computador pessoal Viiv, que funciona como conector de televisão para distribuição sem fio de vídeos e conteúdo aos televisores domésticos.

O Viiv promete maneira fácil de conectar televisores e aparelhos de Web, o que representa um fator-chave para os serviços de download de filmes da Apple Computer, Amazon.com, CinemaNow e Movielink.

Mas os lançamentos simultâneos incomodarão Hollywood e as cadeias de salas de exibição, que acreditam que a prática, relativamente nova, prejudicará as bilheterias, cujo movimento anual atinge hoje 24 bilhões de dólares em todo o mundo.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host