! Inteligência dos EUA cria versão secreta da wikipedia para espionagem - 01/11/2006 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
01/11/2006 - 12h20
Inteligência dos EUA cria versão secreta da wikipedia para espionagem

Da Reuters, em Washington (EUA)

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos começaram a utilizar o formato da Wikipedia para produzir conteúdo secreto. Segundo o escritório de John Negroponte, comandante geral das operações de inteligência norte-americanas, o formato é essencial para o futuro da espionagem.

A Intellipedia, como é chamado o sistema de edição coletiva, permite que analistas de informações e outros funcionários acrescentem e editem conteúdo de maneira colaborativa no Intelink, site de acesso restrito que se tornará semelhante à famosa enciclopédia da Web.

O sistema "altamente secreto" da Intellipedia, disponível atualmente para as 16 agências que compõem a comunidade de informações norte-americana, já abriga mais de 28 mil páginas e 3,6 mil usuários registrados, desde que foi lançado, em 17 de abril. Versões de acesso menos restrito existem para conteúdo "secreto" e "sensível, mas não secreto".

O sistema também está disponível para a secretaria nacional de segurança dos transportes e para os laboratórios nacionais norte-americanos.

A Intellipedia vem sendo usada no momento para a preparação de um grande relatório de inteligência, conhecido como estimativa nacional de informações, sobre a Nigéria, bem como para os relatórios anuais do Departamento de Estado sobre a situação do terrorismo país a país, disseram funcionários norte-americanos.

No futuro, o sistema pode ser o recurso empregado pelos funcionários dos serviços de informações para produzir o briefing diário de inteligência do presidente dos EUA.

Mas a Intellipedia, que permite a milhares de usuários obter dados antes restritos, também causou preocupações quanto a possíveis lapsos de segurança. "Estamos assumindo um risco", reconheceu Michael Wertheimer, o diretor de tecnologia da Intellipedia. "Há o risco de que informações cheguem à mídia, de que haja vazamentos."


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps