! Google prevê celulares gratuitos, pagos por anúncios - 12/11/2006 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
12/11/2006 - 19h02
Google prevê celulares gratuitos, pagos por anúncios

Por Eric Auchard

SÃO FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - O presidente-executivo do Google, líder de buscas na Web, Eric Schmidt, prevê um futuro em que os celulares sejam gratuitos para consumidores que aceitem assistir a anúncios em seus telefones móveis.

Schmidt disse no sábado que, à medida que os celulares vão se assemelhando mais a computadores de mão e que os consumidores passam até oito a dez horas por dia falando, escrevendo e usando a Internet nesses aparelhos, os anúncios se tornam uma forma viável de subsídio.

"O celular deve ser gratuito", disse Schmidt à Reuters. "Faz sentido que os subsídios aumentem", acrescentou.

Schmidt foi entrevistado depois de um discurso que proferiu sobre a inovação comercial, organizado por grupos de estudantes italianos e a Escola de Administração de Empresas da Universidade Stanford.

Ele disse que o Google estuda como permitir que os usuários conservem o controle básico sobre suas informações pessoais.

Hoje o Google armazena dados dos consumidores em centenas de milhares de computadores próprios, para fornecer serviços adicionais a usuários individuais. A empresa pensa em possibilitar que os consumidores exportem seus históricos de buscas na Web ou arquivos por e-mail e os movam para outros sites, se quiserem.

"Queremos proporcionar aos usuários o equivalente à portabilidade de número", disse Schmidt em outra conferência dada no início da semana. A portabilidade é um programa ordenado pelo governo, pelo qual os consumidores podem manter seus números de telefone celular quando trocam de operadora.

A iniciativa, segundo Schmidt, representa o reconhecimento do direito do usuário de controlar suas informações pessoais, um esforço para antecipar-se a novos regulamentos e uma resposta à tendência crescente de abertura, em lugar de exclusividade, na Internet.

"Os dados nunca devem virar reféns. Queremos nos adiantar antes de ser aprovada uma lei que nos obrigue a isso."

O Google está fazendo experiências com o envio de anúncios em texto, vídeo e imagens de marcas a celulares de tela pequena. A empresa vem conseguindo sucesso em sua estratégia para conquistar aliados nas redes de telefonia do Japão, onde muitos usuários já assistem à TV e fazem compras pelo celular.

O executivo do Google disse que a empresa não pretende entregar telefones gratuitos diretamente e que não tem conhecimento de que fabricantes de telefones, como Nokia e Motorola, ou operadoras como a Vodafone estejam cogitando em dar um passo tão radical.

Ele reconheceu ainda que é possível que os telefones celulares nunca fiquem totalmente gratuitos. Os jornais ainda não são gratuitos, mais de cem anos depois de começarem a depender dos anúncios, mas custam pouco, observou Schmidt.

O Google, que vai obter quase toda sua receita prevista de 10 bilhões de dólares este ano da venda de anúncios de texto a internautas que usam seu serviço para fazer suas buscas na Web, tinha dito anteriormente que previa que, com o tempo, os anúncios em celulares se equiparem à receita obtida com propagandas veiculadas nas telas computadores.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps