! Multidão disputa lançamento do Wii nos EUA - 20/11/2006 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
20/11/2006 - 07h09
Multidão disputa lançamento do Wii nos EUA

Por Nicole Maestri e Lisa Baertlein

NOVA YORK/LOS ANGELES (Reuters) - Mais de 1.500 fãs da Nintendo esperaram neste domingo, alguns deles acampados, pelo lançamento do console de videogame Wii, que será o mais recente a ser anunciado no mercado global de 30 bilhões de dólares.

Na frente da loja Toys "R" Us, na Times Square, Nova York, uma fila de aproximadamente 1.000 pessoas se formou no sábado, esperando pela festa de lançamento, programa para a meia-noite (3h de Brasília).

Mais de 500 entusiastas reuniram-se para o lançamento na Costa Oeste dos Estados Unidos, na loja GameStop, na Universal City Walk, em Hollywood.

"Temos produtos suficientes para satisfazer a demanda antecipada", disse à Reuters o presidente da Nintendo nos EUA, Reggie Fils-Aime.

Em vez de tentar tirar jogadores inveterados da Microsoft e da Sony, que já lançaram os consoles Xbox 360 e PlayStation 3, a Nintendo espera ampliar o mercado atraindo novos jogadores com perfis diferentes do tradicional público jovem masculino.

A Nintendo definiu o preço do Wii em 250 dólares. O PS3 custa 600 dólares e o Xbox, 400 dólares.

A Nintendo, que tem sede em Kyoto, é a criadora de personagens como Super Mario e Donkey Kong e atraiu meninas e pessoas mais velhas com os jogos de treinamento de bichos de estimação "Nintendogs" e o de desafios mentais "Brain Age" criados para o portátil DS, que fez muito sucesso.

O aparelho oferece botões de toque na tela e reconhecimento de voz, que permite aos usuários dar ordens aos animais de estimação virtuais, ou escrever e falar respostas aos desafios. Wii terá um posicionamento similar.

SENTIR O JOGO

A potência gráfica do Wii é menor em relação ao Xbox 360 e ao PS3 e o console não oferece imagens em alta definição como as possibilitadas pelos rivais.

Mas o Wii atraiu interesse da indústria com seu controle sensível a movimentos, que permite a simulação de vara de pesca, raquete de tênis ou até mesmo disparos de arco e flecha.

"Isso faz você sentir-se dentro jogo", disse Sergio Gonzalez, 18, que estava no início da fila em uma loja Best Buy de Los Angeles desde a tarde de sexta-feira.

Gonzalez e seus amigos disseram que não vão colocar seus Wiis no site de leilões eBay.com -- onde as pessoas estão oferecendo consoles à venda por um preço médio de 605 dólares, de acordo com a Pesquisa de Mercado eBay.

Xavier Herrera, de 17 anos, estava na fila na Times Square e disse que não tinha planos de revender o console. "Vou jogar hoje à noite."

Muita gente que conseguiu um PS3 antecipadamente revendeu o aparelho no eBay e conseguiu um preço quatro vezes maior do que o oferecido no varejo.

A Nintendo espera vender 4 milhões de Wiis no mundo inteiro até 31 de dezembro, o dobro da expectativa dos PS3s até o final deste ano.

O último console da Nintendo, o GameCube, vendeu 21 milhões de unidades e ficou em terceiro lugar, atrás do PlayStation 2 da Sony e do Xbox da Microsoft. A empresa vendeu 11 milhões de GameCubes nos Estados Unidos e pretende dobrar este número com o Wii. O analista de videogames David Cole, presidente da DFC Intelligence, disse que a Nintendo planeja um golpe duplo no lançamento, com os jogos "The Legend of Zelda: Twilight Princess" e "Wii Sports".

"Sou fã de 'Zelda'. Preciso conseguir o jogo", disse Isaiah Johnson, 29, o primeiro da fila na Times Square.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps