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04/12/2006 - 13h35
iG fecha acordo para lançar versão do Second Life no Brasil

SÃO PAULO (Reuters) - O iG, empresa de Internet da Brasil Telecom, anunciou na segunda-feira que lança este mês uma versão em português e localizada para o Brasil do jogo online Second Life, que tem atraído usuários ao redor do mundo.

O jogo, criado em 1999 nos Estados Unidos como uma simulação em que o usuário ingressa em um mundo virtual de três dimensões que lhe permite vivenciar outra vida, tem cerca de 1,8 milhão de membros, dos quais 30 a 40 mil são brasileiros, informou à Reuters o diretor de conteúdo do iG, Alexandre Barreto.

"A expectativa é termos mais do que esses 30 mil usuários no primeiro ano (do jogo no iG)", disse Barreto.

A versão brasileira do jogo, desenvolvida pela norte-americana Linden Lab, foi licenciada com exclusividade pelo iG.

O game terá cenários virtuais do Brasil como o morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Para participar do game na sua totalidade, o usuário terá que comprar um "lote" no mundo virtual. Valores ainda não foram definidos pelo iG, informou Barreto. O jogo será aberto a qualquer internauta.

"O modelo principal de negócios é a venda de terreno virtual onde o usuário poderá construir a sua casa no jogo (...) Mas também está previsto venda de publicidade dentro do game e lojas de utensílios e acessórios virtuais para os personagens dos jogadores", afirmou o executivo.

Barreto informou que o iG está montando uma estrutura de operação separada de suas atuais atividades com jogos online para ter o Second Life, "que demanda uma infra-estrutura relativamente grande". Segundo ele, custos e receitas serão compartilhadas entre as empresas participantes do lançamento.

Multinacionais como IBM, MTV e Reuters, por exemplo, abriram escritórios dentro do Second Life em inglês, que tem uma economia e moeda próprias.

O equivalente a mais de meio milhão de dólares são movimentados todos os dias dentro do mundo virtual, segundo dados de novembro.

A IBM usa o Second Life para treinar funcionários e fazer reuniões, enquanto a Reuters mantém uma agência de notícias com informações sobre o mundo virtual.

"O interesse do iG (no Second Life) é estratégico. O iG acredita que jogos são uma das principais motivações das pessoas no mundo online e para onde a indústria de entretenimento mais vai crescer nos próximos anos", disse Barreto.

"Esse modelo do Second Life é mais adaptado à cultura brasileira, mais voltado para comunidades, para as pessoas se comunicarem, o que é uma característica muito marcante do internauta brasileiro", acrescentou.

Segundo o iG, as empresas estudam formas de permitir que os usuários que já construíram suas "vidas paralelas" na versão original do game, em inglês, possam migrar para a versão em português.

(Por Alberto Alerigi Jr.)


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