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12/12/2006 - 11h59 Produtora de jogos online recebe capital para empreendimentos
Por Lisa Baertlein LOS ANGELES (Reuters) - A Red 5 Studios, uma produtora de videogames online comandada por membros da equipe que criou o popular jogo "World of Warcraft", anunciou na segunda-feira que obteve 18,5 milhões de dólares em capital para empreendimentos de risco. O dinheiro, investido pela Benchmark Capital e Sierra Ventures, surge à medida que a ascensão no uso da Internet de banda larga nos Estados Unidos e outros países alimenta o interesse por jogos online --o modo padrão de jogar videogames em diversos países asiáticos. "World of Warcraft", da Blizzard Entertainment, parte do grupo Vivendi, oferece um mundo online no qual milhares de jogadores podem competir simultaneamente. As receitas vêm das vendas de jogos, ao preço de cerca de 20 dólares por unidade, de taxas de assinatura de cerca de 15 dólares ao mês e dos pagamentos por download de conteúdo adicional. O jogo superou em muito os antigos recordes de uso, com base mundial de assinantes de mais de 6,5 milhões de pessoas, e forçou as produtoras norte-americanas de videogames a repensar os jogos online, à medida que os custos de desenvolvimento aumentam. Nos Estados Unidos, jogos para consoles como o PlayStation 2, da Sony, e o Xbox 360, da Microsoft, são dominantes. Os títulos mais procurados são vendidos por 50 ou 60 dólares, e o tempo de jogo é freqüentemente computado em termos de horas, e não meses. Mark Kern, presidente-executivo da Red 5 e ex-líder da equipe que desenvolveu o "World of Warcraft", afirma que sua produtora de jogos criará material original para operadoras e distribuidores de jogos online --mais ou menos como a Pixar Animation Studio fez no mundo do cinema, com filmes como "Toy Story" e "Procurando Nemo". "A Pixar realmente demonstrou que se pode ter estratégia com base em conteúdo", afirmou Kern. Bill Gurley, sócio gerente da Benchmark, previu que jogos online para grande número de usuários, como o "World of Warcraft", se tornarão uma forma dominante de entretenimento. "As grandes empresas de mídia estão realmente atentas ao segmento", disse Gurley, cuja empresa investiu na Linden Lab, que opera o jogo de realidade virtual "Second Life", e na Jamdat, produtora de jogos para celulares vendida há alguns meses para a Electronic Arts, gigante do setor de videogames, por 684 milhões de dólares. |