! Videogame cristão gera polêmica nos EUA - 13/12/2006 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
13/12/2006 - 11h26
Videogame cristão gera polêmica nos EUA

Por Ed Stoddard

DALLAS (Reuters) - Um videogame cristão se tornou o mais recente campo de batalha nas guerras culturais norte-americanas, com a produtora alegando que ele promove a oração, enquanto os críticos afirmam que o jogo transmite uma mensagem de violenta intolerância religiosa.

"Left Behind: Eternal Forces" é um jogo de estratégia para computadores, destinado a adolescentes e baseado na muito popular série "Left Behind" de romances cristãos, escrita por Tim LaHaye e Jerry Jenkins.

O jogo tem Nova York por cenário, e a ação transcorre depois que milhões de cristãos foram transportados para o paraíso.

Os jogadores têm por missão recrutar e converter um exército que travará uma guerra física e espiritual contra o Anticristo e seus malignos seguidores.

Um grupo de pressão conhecido como "Campaign to Defend the Constitution", que monitora as atividades da direita religiosa, diz que o jogo é violentamente pró-cristão, e apresentou uma petição à gigante do varejo Wal-Mart para que suspenda as vendas do produto.

Os críticos descrevem o jogo como "videogame violento no qual os cristãos têm por objetivo converter ou matar aqueles que não aderem à sua ideologia extrema".

"Depois que o jogador mata alguém, precisa recarregar seus pontos de alma, e para fazê-lo tem de se ajoelhar e orar... Acredito que a mensagem seja extremamente clara", disse Clark Stevens, co-diretor da Campaign to Defend the Constitution.

O Wal-Mart disse que o produto está à venda nas unidades de sua cadeia onde demanda pelo título era prevista. A produtora do jogo não está preocupada com as críticas.

"A realidade é que o nosso jogo perpetua a oração e o culto religioso, e não há matança em nome de Deus", disse Troy Lyndon, presidente-executivo da Left Behind Games.

"Há mortes, é claro. Estamos falando de um videogame. Mas a base do jogo é o bem-estar espiritual", disse Lyndon, que se descreve como "um seguidor de Cristo", à Reuters.

Ele acrescentou que as vendas do jogo têm sido bastante positivas, desde que o título chegou às lojas, no mês passado.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps