! Motoristas acionam navegação via satélite e desligam o cérebro - 22/12/2006 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
22/12/2006 - 14h22
Motoristas acionam navegação via satélite e desligam o cérebro

Por Erik Kirschbaum

BERLIM (Reuters) - Motoristas que parecem desligar o cérebro no momento em que acionam o sistema de navegação por satélite nos carros sofreram algumas colisões espetaculares este ano, mas ocasionalmente têm motivos para atribuir a culpa à máquina.

Motoristas que seguiram instruções dadas pela voz sedutora do sistema de navegação terminaram caindo em rios, colidindo contra canteiros de construção e demolindo sanitários de beira de estrada na Alemanha, e acidentes semelhantes também aconteceram no Reino Unido.

"É difícil compreender como essas coisas podem acontecer", disse Maxilian Maurer, porta-voz do autoclube alemão ADAC.

"Não é como se as pessoas estivessem dirigindo um tanque de guerra e tivessem apenas uma pequena fresta para observar o percurso. O normal seria que usassem seus olhos e cérebros para tomar decisões, e não confiassem cegamente nos sistemas de navegação. Eu costumava achar que os aparelhos de navegação fossem à prova de burrice, mas aparentemente estava errado", afirmou.

Em outubro, um alemão de 53 anos, obedecendo a um comando do sistema de navegação para que virasse à direita instantaneamente, girou o volante e se chocou com uma cabine que servia como sanitário de beira de estrada 30 metros antes da saída que queria pegar, causando 2 mil euros (2,6 mil dólares) de prejuízo.

Algumas semanas antes, um motorista de 80 anos também preferiu obedecer ao sistema de navegação e não ao bom senso, e ignorou uma placa de "fechado -- em obras" em uma rodovia da região de Hamburgo. Ele colidiu com uma pilha de areia em alta velocidade, mas não se feriu.

No sul da Inglaterra, uma mulher de 29 anos sobreviveu ilesa depois de interpretar erroneamente as instruções do sistema de navegação e dirigir na contramão a quase 120 quilômetros por hora, em uma estrada da região de Portsmouth, de acordo com um jornal local.

Quando detida, depois de dirigir 22 quilômetros se desviando dos carros que vinham em direção oposta, ela disse à polícia que só havia seguido as ordens do sistema de navegação.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps