! Justiça manda desbloquear site YouTube no Brasil - 09/01/2007 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
09/01/2007 - 18h39
Justiça manda desbloquear site YouTube no Brasil

SÃO PAULO (Reuters) - O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo reviu nesta terça-feira uma decisão que acabava por impor um bloqueio ao acesso de internautas no Brasil ao site de vídeos mais popular da Internet, o YouTube.

O acesso ao site começou a ser bloqueado no país na segunda-feira.

O juiz Ênio Santarelli Zulianio havia determinado que as operadoras de telecomunicações adotassem mecanismo que bloqueasse o acesso a endereços na Web que disponibilizassem um vídeo com imagens da modelo Daniela Cicarelli supostamente fazendo sexo com o namorado em uma praia da Espanha no ano passado.

Segundo o novo despacho --que esclarece a determinação anterior--, o juiz manda "restabelecer o sinal do site YouTube, solicitando que as operadoras restabeleçam o acesso e informem ao tribunal as razões técnicas da suposta impossibilidade de serem bloqueados os endereços eletrônicos".

O juiz argumenta que o site vem descumprindo determinação da Justiça de setembro de 2006 de impedir o acesso ao vídeo do casal e que não ordenou especificamente o bloqueio de internautas do Brasil ao site.

Em nota, o juiz afirma que "acredita-se que o fechamento completo do sinal de acesso ocorreu por dificuldades técnicas de ser criado o filtro que impeça o acesso ao vídeo do casal".

Em comunicado, o porta-voz do YouTube Jaime Schopflin disse que a empresa "está trabalhando para resolver o assunto e remover todas as cópias do vídeo em questão".

"Temos mais de 65 mil vídeos colocados no YouTube diariamente e trabalhamos para oferecer à comunidade mundial o compartilhamento de vídeos de forma segura e dentro da lei", afirmou.

O representante do YouTube diz ainda acreditar que as autoridades brasileiras têm reconhecido os esforços para remoção de todas as cópias do vídeo de Cicarelli, e que "continuaremos a fazer isso assim que soubermos que as imagens foram novamente disponibilizadas".

BRASIL TEL LIBERA ACESSO

As operadoras de telefonia Brasil Telecom e Telefônica chegaram a implantar o bloqueio ao YouTube. Nesta terça-feira, a Telefônica informou que, por ora, não comenta o assunto. Um representante da Brasil Telecom informou que a companhia liberou o acesso ao site.

Cicarelli e seu namorado, Renato Malzoni Filho, haviam processado o YouTube pelo site não ter retirado do acervo o vídeo em que os dois aparecem no mar em Cádiz. Durante muitos dias o vídeo foi o mais assistido na Internet no Brasil.

Os dois queriam a retirada das imagens do site e pediram o pagamento de multa diária de 250 mil reais caso o vídeo continuasse disponível.

O caso se arrastava há meses, e o casal iniciou um terceiro processo em dezembro, pedindo que o YouTube fosse fechado enquanto o vídeo estivesse disponível.

Nesta terça, apesar de mandar retomar o acesso ao YouTube, o juiz alerta que não está descartada a hipótese de serem tomadas "medidas drásticas, como o bloqueio preventivo do site por trinta dias ou mais, até que o YouTube providencie a instalação de software, com poder moderador das imagens cuja divulgação foi proibida".

(Por Alberto Alerigi Jr.)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps