! Grupos de tecnologia e direitos criarão código de conduta na Web - 22/01/2007 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
22/01/2007 - 11h32
Grupos de tecnologia e direitos criarão código de conduta na Web

Por Michelle Nichols

NOVA YORK (Reuters) - Empresas de tecnologia como Microsoft, Google, Yahoo e Vodafone estão discutindo com grupos de defesa dos direitos humanos e da liberdade de imprensa a criação de um código de conduta para a Internet, com o objetivo de proteger a liberdade de expressão e a privacidade dos usuários da Web.

As partes anunciaram em comunicado divulgado na sexta-feira que desejam finalizar o código ainda este ano, para combater tendências como o número cada vez maior de prisões de jornalistas que trabalham na Internet, a monitoração de atividades online e a censura.

As negociações estão sendo lideradas pelo Center for Democracy and Technology, de Washington, e pela Business for Social Responsibility, uma organização sem fins lucrativos de San Francisco. Os dois grupos estão tentando redigir um código que responsabilize as empresas caso elas cooperem com governos a fim de suprimir a liberdade de expressão ou violar direitos humanos.

"As empresas de tecnologia desempenharam papel vital em criar atividade econômica e oferecer ferramentas importantes para as reformas democráticas nos países em desenvolvimento", disse Leslie Harris, diretor executivo do Center for Democracy and Technology.

"Mas alguns governos encontraram maneiras de voltar a tecnologia contra os cidadãos -monitorando atividades online legítimas e censurando material democrático", afirmou Harris.

O Committee to Protect Journalists (CPJ) afirmou que as empresas de Internet estão sob os holofotes depois da prisão, na China, de escritores que publicavam conteúdo na Internet, como Shi Tao, condenado em 2005 a 10 anos de prisão por divulgar segredos de Estado a outros países.

Os grupos de defesa dos direitos humanos acusaram o Yahoo de ajudar a China a rastrear a conversação via email entre Shi Tao e um site de notícias sediado em Nova York.

"Governos de todo o mundo estão detendo jornalistas em ritmo intensificado, com 49 blogueiros, editores de serviços de notícias online e repórteres que trabalham na Web atrás das grades no final de 2006", de acordo com Joel Simon, diretor executivo do CPJ.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps