! Kodak aposta em linha de impressoras de baixo custo - 06/02/2007 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
06/02/2007 - 10h18
Kodak aposta em linha de impressoras de baixo custo

Por Franklin Paul

NOVA YORK (Reuters) - A Eastman Kodak lançou nesta terça-feira uma linha de impressoras e de cartuchos de tinta de baixo custo para tentar conquistar espaço em um mercado dominado pela Hewlett-Packard .

Para a fabricante de câmeras, o aguardado lançamento da linha de impressoras jato de tinta dá início a um ano em que ela espera concluir a difícil e cara transformação que resultou em dezenas de milhares de demissões.

A Kodak anunciou que em março começará a vender sua linha de impressoras EasyShare All-in-One, com preços entre 150 e 300 dólares e capacidade para imprimir, escanear e copiar documentos e fotos. Os cartuchos de tinta preta custarão cerca de 10 dólares e os coloridos sairão por volta de 15 dólares, 50 por cento abaixo dos preços dos concorrentes, anunciou a Kodak, acrescentando que terá lucros com as vendas tanto das impressoras quanto dos cartuchos.

A Kodak informou que sua estratégia tem por objetivo sacudir o mercado dominado por HP, Canon e Lexmark, que operam vendendo impressoras abaixo do preço de custo e obtendo lucros no longo prazo por meio da venda de suprimentos para os equipamentos, como cartuchos de tinta.

Sob esse modelo, os consumidores que compram cartuchos ficam sem saber que também estão comprando tecnologia cara e específica de cada marca inserida em cada cartucho, afirma a Kodak.

"Você joga aquela tecnologia no lixo e compra uma nova a cada vez que adquire um cartucho, e eles são caros", disse Cheryl Pohlman, diretora de marketing da Kodak. "Com o nosso sistema, a cabeça de impressão faz parte da impressora; a única coisa que o consumidor precisa comprar é a tinta."

Ela aponta que os produtos fecham uma espécie de círculo para a Kodak, de modo que agora os consumidores poderão usar serviços de impressão Kodak nas três formas mais conhecidas: online, em máquinas especiais instaladas em estabelecimentos de varejo ou em casa.

"O que queremos é oferecer uma escolha às pessoas que desejam imprimir em casa", disse ela em entrevista à Reuters. "Acreditamos que esse seja um modelo de negócios lucrativo para a empresa e que para um consumidor ele represente mais liberdade quanto à forma pela qual pode imprimir o que desejar em casa."


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps