! Site no estilo da Wikipedia divulgará informações de corrupção - 09/02/2007 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
09/02/2007 - 12h00
Site no estilo da Wikipedia divulgará informações de corrupção

Simon Rabinovitch
Da Reuters, em Londres

Pessoas que têm acesso a segredos de governos em todo o mundo estão sendo convidadas a usar um novo site colaborativo para divulgar informações de corrupção e injustiça.

O sistema tem por objetivo funcionar como a popular enciclopédia online Wikipedia, em que os próprios usuários editam o conteúdo, para encorajar as pessoas a fazerem denúncias.

Com conteúdo que dependerá inteiramente de contribuições voluntárias, o www.wikileaks.org entrará oficialmente em funcionamento dentro de alguns meses. Em lugar de convidar o público a escrever artigos de enciclopédia, o site convida funcionários de governos a divulgar documentos de Estado.

"O que a consciência não pode guardar e o que o segredo institucional injustamente oculta, o Wikileaks poderá transmitir a todo o mundo", diz uma das respostas na seção de perguntas freqüentes do site.

"O Wikileaks servirá de veículo para todos os funcionários de governos, todos os burocratas, todos os trabalhadores em grandes empresas que vierem a adquirir informações embaraçosas que a instituição deseja esconder, mas o público precisa conhecer", afirma o site.

No entanto, o primeiro grande vazamento no Wikileaks serve como exemplo clássico do marketing viral que anima a Web —e o próprio site foi o alvo. Sua existência vazou meses antes do lançamento.

Os criadores do Wikileaks dizem que sua intenção era manter a discrição durante o período de desenvolvimento. Por exemplo, o "assessor" que conversou com a Reuters em nome do site o fez sob a condição de que seu nome não fosse divulgado.

Mas o blogueiro John Young revelou detalhes sobre o projeto.

Outros blogs e veículos de mídia, entre os quais a revista Time, expuseram a identidade de James Chen e Julian Assange, dois dos criadores do projeto, em uma mistura de informação e especulação que destaca até que ponto a Internet é perigosa para quem está à procura de fatos.

Alguns blogs chegaram a especular que o site poderia ser uma fachada para agência de inteligência dos Estados Unidos, a CIA, e outros descartaram a idéia como amadora e risível.

Guy Dehn, diretor da Public Concern at Work, uma organização que promove denúncias sobre irregularidades no Reino Unido, definiu a questão: "É um conceito problemático, porque pode servir de cobertura a pessoas mal intencionadas."

O debate público pode passar a girar mais em torno da identidade de quem faz a denúncia do que em torno do problema denunciado. "Denúncias funcionam quando feitas abertamente", disse ele. "É preciso que haja responsabilidade pessoal."


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps