! Nova licença do Linux é adiada por parceria Novell/Microsoft - 13/02/2007 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
13/02/2007 - 13h46
Nova licença do Linux é adiada por parceria Novell/Microsoft

Por Jim Finkle

BOSTON (Reuters) - A parceria entre Microsoft e Novell causou o adiamento na divulgação de uma nova licença que resguardará partes essenciais do sistema operacional Linux.

Eben Moglen, diretor jurídico da Free Software Foundation, declarou na segunda-feira que a controvérsia criada pelo acordo entre Microsoft e Novell havia complicado a conclusão da licença General Public License version 3, ou GPLv3, que será usada para reger os direitos de milhares de programas de código aberto, criados por engenheiros de software de todo o mundo.

Alguns dos envolvidos no movimento de software de fonte aberta pediram que a fundação utilize a nova licença para tratar do acordo Microsoft/Novell, por exemplo, proibindo a Novell de distribuir atualizações de partes essenciais do Linux.

Eles propuseram abaixo-assinados e lotaram blogs com textos que descrevem a Novell como "traidora" por fazer um acordo com a Microsoft, que eles vêem como inimiga do movimento de software livre.

Moglen disse em 2 de fevereiro que esperava que a nova licença fosse completada até o final da semana. O objetivo já não é realista, disse Moglen na segunda-feira.

O conselho da fundação "tem decisões a tomar", disse ele em entrevista à Reuters.

Moglen acredita que a versão final do documento, que deve entrar em vigor em março, estará pronta para distribuição ao público "em breve". Mas não deu detalhes.

A GPLv3 regerá software usado para diversas tarefas -da operação de complexos sistemas empresariais de computação à execução de DVDs, jogos e gerenciamento de email.

Analistas dizem que estão ávidos por ler a mais recente proposta sobre a GPLv3 para ver como a fundação reagiu aos pedidos para tomar medidas punitivas contra a Novell por formar uma parceria com a Microsoft.

Moglen se recusou a informar qual é a posição dominante no conselho da Free Software Foundation sobre os pedidos para que a nova licença trate das questões levantadas pelo acordo da Microsoft com a Novell.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps