! Google Book Search ganha apoio de biblioteca da Alemanha - 07/03/2007 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
07/03/2007 - 15h44
Google Book Search ganha apoio de biblioteca da Alemanha

BERLIM (Reuters) - A Biblioteca do Estado Bávaro, uma das maiores do mundo de fala alemã, concordou em participar do projeto de digitalização de livros do Google, que tem como objetivo tornar disponível online o acervo das maiores bibliotecas do mundo.

A biblioteca sediada em Munique, que possui 9 milhões de volumes, deve tornar disponível ao Google Book Search cerca de um milhão de livros, com títulos variando desde clássicos de Johann Wolfgang von Goethe a contos de fada dos Irmãos Grimm.

Um porta-voz da biblioteca informou que uma grande parcela dos livros a serem escaneados está em alemão, mas haverá também títulos em italiano, francês, latim e inglês.

Stefan Keuchel, porta-voz do Google na Alemanha, disse que alguns livros estarão disponíveis para download assim que forem colocados online. Ele acrescentou que isso deve ocorrer "nos próximos anos".

"Este é um passo muito importante para nós, particularmente diante das críticas que estão sendo levantadas contra o projeto", disse o representante.

Todos os livros que serão incluídos no projeto são trabalhos com direitos autorais expirados. Na Alemanha, a lei protege obras literárias por 70 anos depois da morte dos autores.

Entre outros participantes do projeto do Google estão a Universidade Complutense de Madri, a Biblioteca Bodleian de Oxford, a Biblioteca Nacional da Catalunha, várias universidades dos Estados Unidos e Biblioteca Pública de Nova York.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps