! Estudantes indianos são instruídos a sair da Web e fazer amigos - 12/03/2007 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
12/03/2007 - 09h56
Estudantes indianos são instruídos a sair da Web e fazer amigos

Por Krittivas Mukherjee
Da Reuters, em Bombaim

Uma das principais escolas de engenharia da Índia restringiu o acesso à Internet em seus dormitórios, dizendo que o desempenho dos estudantes estava sendo prejudicado porque eles estão viciados em navegar pela rede, jogar online e escrever blogs, o que os torna reclusos e até suicidas.

As autoridades do Instituto Indiano de Tecnologia (IIT), uma escola de elite localizada em Bombaim, disseram que os estudantes abandonaram seus relacionamentos sociais e que muitos se atrasavam para as aulas matinais, ou dormiam em classe.

"Agora, os alunos nem sabem quem vive dali a duas portas, porque estão ocupados demais com a Internet", disse Pakrash Gopalan, diretor de assuntos estudantis.

"A velha cultura de camaradagem e relacionamento sociável entre os estudantes se foram. Isso não é saudável, em nossa opinião", acrescentou.

O IIT de Bombaim, com cerca de 5 mil alunos, é uma das sete unidades do IIT no país, e tem a reputação de ser uma das melhores escolas de engenharia do mundo. Seus alunos representam uma reserva de talento explorada pelos gigantes da tecnologia mundial.

Mas o currículo exigente, a competição severa e o estilo de vida introspectivo do campus causam problemas aos estudantes.

Depressão e estilos de vida disfuncionais são problemas comuns entre os alunos do IIT, e pelo menos nove deles cometeram suicídio nos últimos cinco anos. A unidade de Bombaim registrou dois suicídios e diversas tentativas.

Os alunos têm acesso ilimitado à Internet em seus quartos nos alojamentos, para ajudá-los em seus estudos, mas muitos usam a rede para navegar, conversar, baixar filmes e música, manter blogs e jogar.

A partir de segunda-feira, o acesso à Internet será proibido entre as 23h e as 0h30, nos 13 dormitórios que servem de alojamento ao IIT de Bombaim, para encorajar os estudantes a dormirem cedo e tentar forçá-los a sair de suas "conchas", disse Gopalan.

"O desempenho acadêmico caiu e a participação nas atividades esportivas, culturais e sociais também se reduziu", disse ele.

Mas a medida não atraiu simpatia dos estudantes, que afirmam que odeiam verem suas vidas serem reguladas.

"Agora eles vão dizer que nós precisamos ouvir canção de ninar para irmos para a cama", disse Rajiv, estudante de eletrônica que deu apenas o primeiro nome.

Gopalan afirma que representantes de outros campi da IIT estão estudando medidas similares de restrição da Internet em seus dormitórios


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps