!
|
14/03/2007 - 16h02 Microsoft compra empresa de reconhecimento de voz
SEATTLE (Reuters) - A Microsoft informou na quarta-feira que vai comprar a Tellme Networks, uma empresa produtora de tecnologia de reconhecimento de voz. A gigante do software quer promover a tecnologia entre usuários de computadores e centros de atendimento telefônico de clientes. Os termos financeiros do acordo não foram revelados. A Microsoft espera completar a transação no segundo trimestre. Fontes próximas das empresas disseram à Reuters na terça-feira que as duas empresas negociavam um acordo que poderia avaliar a Tellme em mais de 800 milhões de dólares. A Tellme responde chamadas de pessoas que buscam endereços de empresas, informações de trânsito, placar de partidas esportivas, cotações de ações, dados de clima e notícias entre outras informações. "A fala é universal, simples e sustenta uma enorme promessa para a interface da computação", disse o presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, em comunicado. A Microsoft, maior empresa de software do mundo, informou que aquisição vai ajudar a companhia a ampliar suas tecnologias de fala, especialmente sua estratégia de comunicações baseadas na Internet. A companhia informou que os serviços de busca via celular da Tellme têm mais clientes que os competidores da Microsoft, Google e Yahoo. A Tellme já gera lucro, disse o presidente-executivo da empresa, Mike McCue, em teleconferência com jornalistas. O analista Jayson Maynard, do Credit Suisse, que estima que a Microsoft pagou mais de 1 bilhão de dólares pela aquisição, disse em nota a clientes que o fluxo de caixa da Tellme é positivo e que a empresa tem faturamento anual de mais de 100 milhões de dólares. A Tellme encaixa-se na estratégia da Microsoft de expandir a computação para sistemas mais naturais que a digitação. A Microsoft tem trabalhado em reconhecimento de escrita e de sensibilidade a toque em computadores portáteis conhecidos como tablets e inserir recursos de reconhecimento de sala no sistema operacional Windows Vista. |