! Games de corrida de carros podem aumentar riscos de acidentes - 19/03/2007 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
19/03/2007 - 14h23
Games de corrida de carros podem aumentar riscos de acidentes

Por Will Dunham

WASHINGTON (Reuters) - Pessoas que jogam videogames de corrida de carros podem ser mais propensas a dirigir de maneira negligente e a se envolverem em acidentes, afirma uma pesquisa que dá mais indícios de que os jogos eletrônicos podem influenciar o comportamento de alguns usuários.

O levantamento, realizado por pesquisadores alemães, examina o efeito destes jogos no comportamento das pessoas que brincam com eles.

"Esses jogos frequentemente incluem competitividade e direção imprudente, velocidade e batidas em outros carros e pedestres, ou manobras arriscadas com o veículo. A maior parte da ação dos jogos de corrida implica em risco muito alto de acidente ou batidas graves em um ambiente virtual altamente realista", escreveram os pesquisadores.

O estudo entrevistou 198 homens e mulheres. Aqueles que afirmaram que jogam os games frequentemente, dirigem de maneira agressiva e arriscada e se envolvem em acidentes. Os que jogam os games menos frequentemente registram direção mais cautelosa, disseram os pesquisadores.

Os cientistas acompanharam então 68 homens e descobriram que aqueles que jogam um game de corrida assumem mais riscos em situações de trânsito exibidas por uma simulação de computador do que os que usam outro tipo de videogame.

A partir daí, os pesquisadores entrevistaram 83 homens que jogaram um jogo de corrida ou outro tipo de videogame e descobriram que os que usaram o título de corrida tiveram mais pensamentos e sentimentos associados à tomada de risco que outros.

"A aceitação de riscos é um dos fatores mais proeminentes e importantes na discussão sobre a origem de acidentes que envolvem motoristas jovens", disse Joerg Kubitzki, do Allianz Center for Technology, que concluiu o levantamento com pesquisadores da Universidade Ludwig-Maximilians.

Os cientistas citaram pesquisa anterior que envolveu a categoria de jogos de tiro em primeira pessoa e que descobriu um aumento nos pensamentos e ações agressivas entre os usuários.

"A questão sobre restrições de idade, voluntárias ou obrigatórias, não deveria ficar apenas sobre jogos de tiro, mas também neste tipo de games, que tem um impacto na segurança de trânsito", disse Kubitzki.

O levantamento foi publicado no Journal of Experimental Psycology: Applied, publicado pela Associação Americana de Psicologia.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps