! Cidade do México oferece Xbox e PCs para quem entregar armas - 28/03/2007 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
28/03/2007 - 14h52
Cidade do México oferece Xbox e PCs para quem entregar armas

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A polícia da Cidade do México, que recentemente promoveu uma grande operação contra o tráfico de drogas, espera tirar armas da rua oferecendo computadores e videogames em troca por elas.

No lançamento do programa, no bairro de Tepito, que foi alvo de operação da polícia no mês passado, o chefe da polícia local, Joel Ortega, disse que qualquer um que oferecer uma arma de grosso calibre, como uma metralhadora, receberá em troca um computador.

Os donos de armas menores poderão trocá-las por dinheiro ou por um Xbox, videogame da Microsoft.

O prefeito recém-eleito, Marcelo Ebrard, tem agido rapidamente para devolver a ordem à caótica capital mexicana ao promover operações de combate a quadrilhas e ambulantes que bloqueavam as calçadas de estreitas ruas da cidade há anos.

As ações de Ebrard ecoam as medidas do presidente conservador Felipe Calderón, que desde dezembro ordenou operações militares em vários Estados do país afetados por grupos de traficantes de drogas que mataram no ano passado cerca de 2 mil pessoas.

Os organizadores da campanha de recolhimento de armas afirmam que têm 100 computadores prontos para a primeira fase do programa. Cada máquina custa 8.500 pesos (769 dólares) e é equipada com software doado pela Microsoft. No primeiro dia da campanha, a cidade recolheu 17 armas, incluindo 12 em Tepito.

Se bem sucedido, o programa será ampliado para Iztapalapa, outra área alvo da polícia que na semana passada enviou 800 policiais que expropriaram seis quarteirões de lojas de peças de carros roubados.

As armas entregues serão destruídas pelo exército. A cidade prometeu manter em sigilo a identidade das pessoas que entregarem armas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps