! Vendas de DVDs Blu-ray superam com folga HD-DVD nos EUA - 23/04/2007 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
23/04/2007 - 14h21
Vendas de DVDs Blu-ray superam com folga HD-DVD nos EUA

Por Thomas K. Arnold
Da Reuters, em Los Angeles

Os consumidores norte-americanos estão dando preferência ao formato Blu-ray de DVD de próxima geração. Do total de discos de alta definição comprados no primeiro trimestre, 70% eram gravados no formato, com os 30% restantes sendo da tecnologia rival HD DVD, segundo dados apurados pela publicação Home Media Magazine.

O Blu-ray assumiu a liderança em fevereiro e o percentual sobre as vendas totais acelerou até o ponto em que passou a ser responsável por três em cada quatro DVDs de alta definição vendidos em março.

O levantamento da revista também afirma que quando os consumidores têm possibilidade de escolha entre os formatos, eles ficam com o Blu-ray. A Warner Home Video lançou "The Departed" em 13 de fevereiro em ambos os formatos e do lançamento até 31 de março os consumidores compraram 53.640 cópias do filme em Blu-ray e 31.590 discos gravados no padrão HD DVD, informou a Hollywood Reporter.

A pesquisa também mostra que oito dos 10 títulos em alta definição mais vendidos no primeiro trimestre estão gravados no formato Blu-ray. No topo da lista está "Casino Royale". A versão Blu-ray de "Departed" aparece em segundo, enquanto a edição em HD DVD do filme ganhador do Oscar surge em terceiro.

De janeiro a 31 de março, os consumidores compraram quase 1,2 milhão de DVDs de alta definição nos Estados Unidos. Desse total, 832.530 eram do padrão Blu-ray e 359.300 eram HD DVDs, segundo a pesquisa. Em março foram comprados 335.980 discos Blu-ray e 119.570 HD DVDs.

Observadores da indústria não se mostram surpresos com a disparidade, citando que o Blu-ray tem apoio de cinco dos seis maiores estúdios de cinema, enquanto o HD DVD é apoiado por três deles. Três estúdios —Sony, Disney e Fox— apóiam exclusivamente o Blu-ray. Paramount e Warner têm produtos em ambos os formatos. A Universal é o único grande estúdio a lançar filmes somente no formado HD DVD, que é considerado por seus simpatizantes como mais simples e barato de produzir.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps