! Cientistas criam cápsula de alumínio para substituir gasolina - 18/05/2007 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
18/05/2007 - 15h02
Cientistas criam cápsula de alumínio para substituir gasolina

Por Julie Steenhuysen

CHICAGO, Estados Unidos (Reuters) - Cápsulas de alumínio e gálio que produzem hidrogênio puro quando em contato com a água podem oferecer uma alternativa aos motores movidos a gasolina, afirmaram cientistas dos Estados Unidos.

O hidrogênio é o combustível limpo ideal, especialmente para alimentar os veículos automotores, porque emite apenas água ao ser queimado.

O presidente dos EUA, George W. Bush, afirmou que o hidrogênio é o combustível do futuro. Mas os pesquisadores ainda não descobriram qual a maneira mais eficiente de queimar e armazenar o produto.

Na experiência realizada na Universidade Purdue, em Indiana, o "hidrogênio é gerado por demanda, ou seja, o material só é produzido na quantidade necessária e no momento necessário", afirmou Jerry Woodall, professor de engenharia que inventou o sistema.

Em um comunicado, Woodall disse que o hidrogênio não teria de ser armazenado ou transportado, o que eliminaria dois problemas na utilização desse combustível.

Por enquanto, os cientistas da Purdue acreditam que o sistema poderá ser usado apenas em motores menos potentes, como os que movimentam cortadores de grama e serras a motor.

Mas apostam que essa tecnologia poderá ser utilizada para abastecer carros e caminhões, substituindo a gasolina ou alimentando células de força a base de hidrogênio.

"Essa é uma das melhores idéias entre as que surgiram até agora", afirmou na quinta-feira, em entrevista concedida por telefone, Jay Gore, professor de engenharia e diretor interino do Centro de Energia do Discovery Park, da Purdue. "Essa é uma idéia muito simples, mas nunca tinha sido testada antes."

Por si só, o alumínio não reage com a água porque forma uma camada protetora ao ser exposto ao oxigênio. O acréscimo de gálio impede a formação da camada protetora e permite, assim, que o alumínio reaja com o oxigênio da água liberando hidrogênio e óxido de alumínio (conhecido como alumina).

Os restos desse processo são o óxido de alumínio e o gálio. No motor, o subproduto da queima do hidrogênio é a água.

"Não há emissão de gases tóxicos", afirmou Woodall.

Com base no preço atual da energia elétrica e da matéria-prima utilizada, o custo de fabricação do hidrogênio combustível é de 3 dólares o galão, preço equivalente ao de um galão de gasolina nos EUA.

A reciclagem do óxido de alumínio e o desenvolvimento de um produto com uma porcentagem menor de gálio poderiam diminuir ainda mais os custos, fazendo desse um sistema mais econômico, afirmou Woodall.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps