! Computadores da Estação Espacial voltam a funcionar parcialmente - 15/06/2007 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
15/06/2007 - 19h45
Computadores da Estação Espacial voltam a funcionar parcialmente

Por Irene Klotz

CABO CANAVERAL, Estados Unidos (Reuters) - Controladores de vôo russos conseguiram na sexta-feira religar dois dos sistemas de computadores da Estação Espacial Internacional, enquanto astronautas norte-americanos consertavam um problema na manta de proteção térmica do ônibus espacial Atlantis.

Um terceiro sistema de informática continua desligado, e a causa do defeito continua sendo um mistério. O progresso de sexta-feira foi o mais encorajador desde que o problema surgiu, na quarta-feira.

Os computadores controlam o posicionamento da estação no espaço, para que ela possa aproveitar a energia solar, mantêm as temperaturas internas e posicionam as antenas para a comunicação com a Terra.

Os computadores, de fabricação alemã, também comandam os importantes equipamentos de sustentação da vida, como geradores de oxigênio e os filtros de dióxido de carbono, máquinas que também podem ser controladas manualmente.

Os técnicos não consideram que o defeito ameace a vida dos astronautas. Segundo Mike Suffredini, gerente do programa da Estação Espacial Internacional na Nasa, o mais urgente é recuperar a capacidade de manobrar a estação, que fica vulnerável a trancos e vibrações de naves que chegam e partem.

O Atlantis deve zarpar na terça-feira, mas a Nasa cogita ampliar a missão em um ou dois dias para ajudar no conserto.

Durante a saída ao espaço de sexta-feira, a terceira desde a chegada do Atlantis, no domingo, os astronautas James Reilly e John "Danny" Olivas podem ser orientados a desconectar um cabo que haviam ligado na segunda-feira e que pode ser a causa do problema nos computadores --já que o defeito, aparentemente uma interferência do novo equipamento, surgiu depois da conexão do cabo, que é parte da instalação de um novo painel de energia solar.

Caso os computadores não possam ser consertados, a estação espacial, cuja construção custa 100 bilhões de dólares, terá de ser abandonada. Os três ocupantes fixos da estação têm à disposição um módulo espacial para retiradas de emergência.

Mas os técnicos se dizem otimistas. "Não há ninguém nesta agência e até onde eu saiba na agência russa que ache que este veículo corre o risco de ser perdido", disse Suffredini.

Uma questão mais imediata para a Nasa é o reparo do ônibus Atlantis, que originalmente deveria passar uma semana colaborando na construção da estação. colaborando na construção da estação.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps