! Microsoft vai alterar Vista em resposta a queixas do Google - 20/06/2007 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
20/06/2007 - 09h36
Microsoft vai alterar Vista em resposta a queixas do Google

Por Peter Kaplan
Da Reuters, em Chicago

A Microsoft concordou em modificar seu sistema operacional Vista em resposta a queixas de que sua função de busca em computador coloca em desvantagem o Google e outros potenciais concorrentes, anunciaram o Departamento da Justiça e a Microsoft na terça-feira.

Sob um acordo com o departamento e com 17 secretários de justiça estaduais e do Distrito de Colúmbia, a Microsoft vai incluir no Vista uma opção que permite aos usuários selecionar seu programa padrão de busca em computador, para as máquinas equipadas com Windows.

A função, conhecida como "busca instantânea", permite que usuários do Windows façam buscas e obtenham uma lista de retornos que atendam ao termo de busca no disco rígido de suas máquinas.

O acordo foi tornado público como parte de um relatório conjunto que o Departamento da Justiça e a Microsoft apresentaram ao tribunal que supervisiona o cumprimento pela Microsoft do acordo judicial que encerrou, em 2002, um grande processo antitruste contra a empresa.

Como parte do acordo, um funcionário da Microsoft disse que a empresa também se comprometeu a inserir links na janela do browser Internet Explorer e no menu de navegação "Iniciar" para facilitar aos usuários o acesso ao serviço padrão de busca em máquina.

As mudanças serão introduzidas em uma atualização do software Windows Vista. A Microsoft anunciou antecipar que uma versão de teste do Vista Service Pack 1 esteja pronta antes do final do ano.

Sob os termos do acordo, a Microsoft prometeu também oferecer informações técnicas adicionais a outros produtores de software, como o Google, a fim de otimizar o desempenho de seus serviços de busca em máquina no Vista.

"Essas retificações são um passo na direção certa, mas precisam ser ainda mais reforçadas a fim de oferecer aos consumidores maior acesso a provedores alternativos de busca em máquina", afirmou David Drummond, diretor jurídico do Google, em comunicado.

As mudanças derivam de uma queixa que o Google apresentou ao Departamento da Justiça em dezembro, na qual alegava que o recurso de busca em computador incluído no Vista não deixava espaço para aplicativos concorrentes.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps