! Centenas fazem filas para esperar iPhone nas lojas - 29/06/2007 - Reuters - Tecnologia

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29/06/2007 - 19h01
Centenas fazem filas para esperar iPhone nas lojas

Por Scott Hillis e Franklin Paul

SAN FRANCISCO/NOVA YORK (Reuters) - Centenas de maníacos por aparelhos eletrônicos --ou gente paga para guardar lugar-- fizeram fila na sexta-feira para serem os primeiros compradores do iPhone, um telefone da Apple que também toca músicas e vídeos e pode revolucionar a indústria de celulares.

Os aparelhos começariam a ser vendidos nas lojas da Apple nos Estados Unidos a partir de 18h (acompanhando o fuso de cada lugar). No Costa Leste, as lojas já haviam fechado às 14h para se preparar.

Na metade da tarde, mais de 400 pessoas faziam fila em duas lojas da Apple em Nova York. Pequenos grupos de clientes esperavam também nas lojas da AT&T, operadora de telefonia móvel que terá exclusividade para o iPhone nos próximos dois anos.

Em San Francisco, cerca de 150 pessoas faziam fila à espera do aparelho que deixou os fanáticos por tecnologia num frenesi normalmente associado ao lançamento de um novo console de videogame.

"É um presente para a minha esposa," disse Eric Brandon, 42 anos, em Nova York. "É um pouco caro, mas vale a pena, porque não há outro telefone assim."

Alguns já pensavam em lucrar, repassando o iPhone, que custa até 600 dólares, ou simplesmente vendendo lugares na fila. Outros estavam lá obedecendo as ordens de parentes ou chefes.

"Alguém está me pagando centenas de dólares para segurar o lugar", disse Roy Fuller, 26 anos, na fila de uma loja AT&T em Nova York.

"Sou definitivamente um mercenário", admitiu Kyle Laurentine, em San Francisco. "Tenho 17 anos e não preciso de um iPhone. Tenho um iPod e um celular. Juntos eles fazem a mesma coisa."

O iPhone é uma aposta de Steve Jobs, co-fundador e presidente-executivo da Apple, para aproveitar o sucesso do iPod e ampliar a penetração da empresa nos setores de software e serviços de mídia.

O iPhone mistura telefone, navegador da web e tocador de vídeo e música. Os gurus da tecnologia nos EUA escreveram resenhas entusiasmadas a respeito, chamando o aparelho de "marco".

A Apple espera vender 10 milhões de iPhones em 2008, o que representa 1 por cento do mercado global. Não foram divulgadas estimativas para o lançamento.

Os 18 mil funcionários da Apple foram informados na quinta-feira que, a partir do final de julho, vão receber iPhones de presente.

As ações da Apple subiram 1,8 por cento, sendo cotadas a 122,72 dólares. Desde que Jobs apresentou o aparelho, em janeiro, as ações da companhia já se valorizaram mais de 30 por cento. A AT&T teve alta de 0,6 por cento, cotada a 40,97 dólares por ação.

O lançamento do iPhone já afeta o setor. Ed Colligan, presidente-executivo da concorrente Palm, disse na quinta-feira à Reuters que o iPhone pode prejudicar a demanda pelo seu "smartphone" Treo, pelo menos em curto prazo.

Por enquanto restrito aos EUA, o iPhone vem em duas versões, dependendo da capacidade de memória, e exige um contrato de dois anos com a AT&T nos planos de voz e dados, com valores de 60 a 100 dólares por mês.

As primeiras resenhas destacam a tela de grande sensibilidade ao toque e o navegador completo. Há críticas à qualidade do serviço da AT&T e ao teclado virtual do iPhone.

(Reportagem adicional de Sinead Carew e Robert MacMillan em Nova York, Regan E. Doherty em Chicago, Eric Auchard em San Francisco)


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