! Problemas de adaptação do Vista deixam espaço para Windows XP - 20/07/2007 - Reuters - Tecnologia

UOL TecnologiaUOL Tecnologia
UOL BUSCA
Últimas Notícias
20/07/2007 - 12h48
Problemas de adaptação do Vista deixam espaço para Windows XP

Por Jim Finkle

BOSTON (Reuters) - David Daoud encontrou problemas quando começou a usar o sistema operacional Vista, nova versão do Windows que a Microsoft e fabricantes de computadores pessoais gastaram milhões de dólares divulgando desde seu lançamento, seis meses atrás.

Ele disse que o software novo travava diversos programas essenciais, como o Quicken, que ele usa para manter suas contas sob controle; e o Lotus Notes, que ele usa para e-mail e para conectar redes em casa e no escritório. Sua câmera de vídeo Sony tampouco se comunica devidamente com o computador.

"Basicamente, eles não funcionam", disse Daoud, analista do setor de computação no grupo de pesquisa IDC.

Problemas como esses são parte das dificuldades normais de adaptação que surgem a cada vez que o sistema operacional Windows passa por uma grande atualização.

Para aliviar essas dificuldades, alguns usuários estão à procura de máquinas equipadas com o Windows XP, mais compatível. Isso levou alguns fabricantes de computadores e lojas a oferecer mais espaço ao sistema operacional passado em sus linhas de produtos.

HP, Dell, Toshiba e Lenovo, por exemplo, oferecem máquinas acionadas pelo XP.

A Microsoft fez o melhor que podia para dar forte impulso inicial ao Vista, tornando-o compatível com mais de dois milhões de tipos diferentes de hardware.

O esforço parece estar dando frutos. A empresa anunciou na noite de quinta-feira uma receita trimestral de 13,4 bilhões de dólares, 13 por cento acima da registrada no período um ano atrás, e mencionou as fortes vendas do Vista como uma das causas.

A Microsoft diz que a maior parte dos usuários do Vista está satisfeita com o sistema, e que quase todos os hardwares e softwares são compatíveis com ele.

Ainda assim, algumas empresas vêm demorando a aceitar o apelo da Microsoft para que atualizem suas máquinas, e os consumidores estão cientes disso.

Craig Rabe, proprietário da Computer Café, uma loja independente de computadores em Arlington, Massachusetts, disse que recebeu tantas queixas sobre o Vista que deixou de vender máquinas equipadas com ele.

"As pessoas voltavam e pediam que eu tirasse o programa e o substituísse pelo XP", disse.

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) está aconselhando aos novos usuários de PCs que comprem máquinas equipadas com o XP.

"O XP ainda é totalmente funcional. É com eles que as pessoas estão mais familiares", disse Jon Hunt, que fez a escolha do produto no MIT.

Mas ele acredita que o MIT começará a apoiar o uso do Vista em breve.

A Microsoft afirma que está trabalhando duro com outras companhias para resolver quaisquer problemas. "Há alguns produtos que não funcionam com o Vista", reconheceu o gerente de produto no grupo Windows Justin Jed.

"Mas os dados mostram que as pessoas estão tendo grande experiência com o Windows Vista", acrescentou.

Segundo ele, 72 por cento dos usuários têm uma visão "favorável" do Vista. Oito por cento são desfavoráveis e os demais têm opinião neutra sobre o produto.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MacMagazine
VirtualBox 3.1.0 traz novidades e dezenas de aprimoramentos
Macworld - iPod - Noticias
iPod coloca ciclistas em risco de morte
CIO - Tecnologia
Mais de 40% das empresas no Brasil usam virtualização de servidores
WNews
"Twitter" é eleita a palavra inglesa do ano
Revista Stuff
Nokia lança apenas um aparelho com Linux em 2010
WNews
Oi venderá iPhone desbloqueado
Folha Online - Informática
Venda mundial de chips sobe 5% em outubro sobre setembro
IDG Now! - Geral
E-book inglês começa a ser vendido no país
WNews
Versão para Mac do novo Office será lançada em 2010
UOL Tecnologia - GigaBlog
Cidade alemã vai receber conexões de 1Gbps