UOL Notícias Tecnologia

16/02/2008 - 19h20

Decisão da Toshiba em abandonar HD DVD deve encerrar batalha da alta definição

Da Reuters, em Tóquio (Japão)

Atualizada em 18/02/2008 | 16h32
A Toshiba planeja abandonar seu formato HD DVD para DVDs de alta definição, admitindo a derrota para o padrão Blu-ray, da Sony, disse neste fim de semana uma fonte da empresa.

A medida provavelmente colocará fim à batalha que se arrasta há anos entre consórcios liderados pela Toshiba e Sony, com o objetivo de estabelecer o padrão para o DVD da próxima geração e o equipamento de vídeo compatível com ele.

A guerra de formatos, freqüentemente comparada à batalha Betamax-VHS dos anos 1980, confundiu os consumidores inseguros sobre qual DVD ou player comprar, reduzindo o ritmo do desenvolvimento de uma indústria de imagem de alta definição que, segundo se prevê, será multibilionária.

A posição da Toshiba sofreu vários reveses nas últimas semanas, incluindo o anúncio, na sexta-feira, da gigante de supermercados Wal-Mart —que resolveu abandonar o formato HD DVD e somente colocar nas prateleiras filmes em Blu-ray.

Anúncio oficial

Uma fonte na Toshiba confirmou notícia divulgada pela TV pública japonesa NHK de que a companhia está se preparando para desistir do formato. Ele acrescentou que um anúncio oficial pode ocorrer já na próxima semana.

A balança se inclinou decisivamente para o lado da Sony em janeiro, depois que os estúdios Warner Bros anunciaram que iriam lançar somente DVDs em alta definição no formato Blu-ray. Com essa decisão, estúdios responsáveis por cerca de três quartos dos DVDs passaram a operar em Blu-ray, embora alguns trabalhem com os dois formatos.

A posição da Microsoft de operar exclusivamente com o padrão HD DVD da Toshiba também foi colocada em dúvida quando a gigante do software informou em janeiro que iria estudar a possibilidade de utilizar a tecnologia Blu-ray para seu videogame Xbox 360.

A Sony investiu muito para promover o Blu-ray em conjunto com aparelhos de TV da marca e o console de jogos PlayStation 3, que pode exibir filmes no formato Blu-ray.
Mais
IDG Now! - Tire suas dúvidas sobre a nova geração de DVDs
IDG Now! - Gartner: Blu-Ray vencerá disputa contra HD DVD até o final do ano
Veja guia sobre TVs de alta definição
Assista à TV e capture vídeos no PC

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host