UOL Notícias Tecnologia

19/02/2008 - 09h33

Microsoft vai continuar direcionada à Web com ou sem Yahoo

SEATTLE (Reuters) - A Microsoft planeja investir pesadamente em buscas na Web para concorrer com o Google, mesmo que não consiga adquirir o Yahoo, declarou na segunda-feira o presidente do conselho da empresa, Bill Gates.

Gates, que classificou a oferta de sua empresa pelo Yahoo como "muito justa", disse que o Google era a única empresa com "massa crítica" nas buscas online. A Microsoft precisa ampliar sua participação nesse mercado se deseja criar um negócio de busca na Web mais competitivo e lucrativo.

"Podemos arcar com os grandes investimentos em engenharia e marketing que precisam ser feitos. E o faremos com ou sem o Yahoo", disse Gates em entrevista à Reuters.

"Mas percebemos igualmente que chegaríamos lá mais rápido se o grande trabalho de engenharia que o Yahoo já realizou e os ótimos engenheiros da empresa fizessem parte de um esforço comum", afirmou Gates, o maior acionista da Microsoft.

As duas empresas chegaram a um impasse quanto à oferta não solicitada de 41,7 bilhões de dólares apresentada pela Microsoft para adquirir a rival. A proposta de aquisição da Microsoft oferece 31 dólares em dinheiro e ações por ação do Yahoo, um valor rejeitado pelo conselho do Yahoo, que alega que a empresa vale mais do que isso.

A Microsoft rebateu alegando que sua oferta era "plena e justa", mas não revelou o que planeja fazer a seguir. Analistas esperam que a Microsoft ofereça proposta melhor, possivelmente em valor de 35 dólares por ação, a fim de fechar negócio.

"Não existem novidades no processo. Nós enviamos nossa carta e reforçamos que a oferta que apresentamos pode ser considerada justa", disse Gates, que continua a ser o rosto da Microsoft embora planeje se dedicar à empresa apenas em tempo parcial, a partir de junho, quando ele se concentrará mais em seu trabalho filantrópico.

As ações da Microsoft caíram 13 por cento desde a oferta pelo Yahoo, e estão cotadas a 29 dólares. As ações do Yahoo fecharam a 29,66 dólares na Nasdaq, sexta-feira, o que indica que os investidores esperam que a Microsoft eleve sua proposta.

(Daisuke Wakabayashi)

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host