UOL Notícias Tecnologia

23/04/2008 - 10h50

Aparelho japonês doméstico prevê terremotos com 20 segundos de antecedência

Por Olivier Fabre
TÓQUIO (Reuters) - Uma empresa japonesa criou em 2007 um aparelho doméstico do tamanho de um livro de bolso que pode alertar sobre terremotos segundos antes que eles aconteçam.

Usando a rede do sistema de alerta antecipado e dados fornecidos pela Agência Meteorológica Japonesa (Jama) na Internet, o aparelho inicia uma contagem regressiva ruidosa de 20 segundos quando "sente" a aproximação de um terremoto.

Divulgação
Aparelho inicia contagem regressiva
ruidosa de 20 segundos quando "sente" a aproximação de um terremoto
MAIS FOTOS: ÁLBUM DO MÊS
O grupo de segurança SunShine afirma que isso daria às pessoas tempo para se esconder embaixo de mesas, desligar o gás e possíveis fontes de incêndio ou pelo menos de se afastar locais perigosos.

Desde outubro do ano passado, os alertas da Jama também são transmitidos pela TV e rádio e enviados aos celulares que optem por recebê-los.

Mas a empresa espera que seu "EQGuard" ajude as pessoas que não estejam assistindo TV no momento de um alerta.

"Existem pelo menos 51 milhões de domicílios no Japão, e esperamos que o sistema seja usado em ao menos 20 por cento deles", disse Kazuo Sasaki, presidente da SunShine.

O Japão responde por cerca de 20 por cento dos terremotos com intensidade de seis graus ou mais.

O aparelho começa a emitir o alerta ao detectar as ondas primárias de um abalo sísmico, que não causam grande movimento tectônico mas viajam mais rápido do que as secundárias, as diretamente responsáveis pelos abalos.

O alerta pode preceder o terremoto em 10 ou 20 segundos, embora exista a possibilidade de que o período de precaução seja ainda mais curto, e em alguns casos não seja possível alerta prévio devido a uma maior proximidade entre o epicentro do abalo e o local em que o EQGuard está instalado.

De acordo com a Japanese Electronics Industries Association, que regulamenta o setor de eletrônicos e eletrodomésticos, os dados da Jama muitas vezes são inexatos e os alertas podem causar pânico desnecessário.

"O sistema comete erros. Não tem precisão de 100 por cento", disse Yoshinori Sugihara, diretor do projeto de testes e alerta de terremotos da associação. "O aparelho já alertou sobre terremotos que não aconteceram".

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host