UOL Notícias Tecnologia

18/06/2008 - 10h03

Nova versão do Skype tem foco em conversas em vídeo

Por Eric Auchard

FRANKFURT (Reuters) - A Skype começa a testar publicamente nesta quarta-feira uma nova versão de seu software de ligações pela Web que tem por foco tornar mais comum os bate-papos em vídeo.

A divisão da líder mundial dos leilões online, eBay, anunciou que os testes públicos do Skype 4.0 começarão a fazer do vídeo uma parte mais importante do serviço.

A versão 4.0 para testes convida os usuários a publicar fotos pessoais maiores, em lugar de apenas pequenas imagens, a fim de encorajá-los a ver e serem vistos.

Também incorpora recursos de automatização para ajudar usuários menos familiarizados com tecnologia. Os recursos detectam os configurações do computador, banda disponível e os aparelhos de áudio ou vídeo a ele conectados, o que torna mais fácil usar o software.

O Skype permite que usuários façam telefonemas internacionais de computador a computador de graça, na maioria dos países, e chamadas a partir de computadores ou telefones equipados com o software para números fixos ou celulares por tarifas baixas. A empresa gerou 382 milhões de dólares em receita em 2007 e os analistas esperam que ela ultrapasse os 500 milhões de dólares em 2008.

O serviço lançado cinco anos atrás contava com 309 milhões de usuários registrados até o final de março deste ano, e nos horários mais movimentados atende a até 12 milhões de usuários simultaneamente.

"Os usuários do Skype estão se comunicando de muitas maneiras diferentes -muitas vezes ao mesmo tempo", disse Josh Silverman, veterano executivo do eBay que assumiu a presidência da subsidiária este ano. "Acreditamos que tenha chegado o momento do software levar isso em conta", declarou ele. "Agora o vídeo está realmente unindo todos esses modos de comunicação."

A nova versão do Skype permite que os usuários conversem via computador usando imagens em tela inteira e não apenas por meio de uma pequena janela no canto da tela, como anteriormente.

A versão 4.0 está disponível em http://www.skype.com/intl/en/download/skype/windows/beta.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host