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18/06/2008 - 19h32

Publicidade na Internet ameaça a da TV

Da Reuters, em Londres (Reino Unido)
A Internet ultrapassará a televisão como o maior meio de propaganda este ano na Inglaterra, com 19% do total gastos em publicidade, conforme previsão do instituto Enders Analysis.

O principal mecanismo de crescimento continua sendo a busca patrocinada em sites como o Google, mas o instituto já vê sinais de popularidade do vídeo online, que está dando uma pequena contribuição para a mudança da publicidade da televisão para a Internet.

Analistas disseram anteriormente que as verbas de publicidade mudaram para a Internet à custa dos jornais ingleses —o mais desenvolvido mercado de publicidade online no mundo.

O crescimento do uso de Internet e a explosão do comércio eletrônico continuam guiando o forte crescimento da publicidade online, particularmente a busca patrocinada, apesar da desaceleração econômica.

"Nossa previsão para 2008 é de que o gasto com propaganda online crescerá 26,4%, em termos nominais para 3,5 bilhões de libras, ultrapassando os gastos com publicidade na TV, que esperamos caia 2,5%, ou seja, 3,39 bilhões de libras."

Segundo o instituto, o Google continuaria sendo o maior beneficiário do crescimento na busca patrocinada, e a empresa poderia abocanhar 80% dos gastos neste segmento no Reino Unido, partindo dos 78% em 2007.

A previsão de crescimento dos classificados online, que aumentaram em 54% em 2007, poderia diminuir em 2008 por causa da queda dos anúncios de emprego e de imóveis.

Uma fonte de crescimento é o vídeo online, embora seja difícil se desenvolver porque muitos dos mais populares vídeos são de curta duração, produzidos pelos usuários e postados em sites como o YouTube.

O informe diz ainda que emissoras e portais de Internet estão alcançando um alto CPM (Custo Por Mil, medidor de audiência utilizado pela indústria, que representa o custo por mil visitantes) para propaganda em vídeo streaming, em média 20 libras, comparado às 6 libras para spots na televisão.

Houve o alerta de que os preços altos seriam resultado da oferta limitada, e que cairiam conforme o volume crescesse.

"Ao todo, estimamos que a propaganda de vídeo online somará em torno de 35 milhões de libras, ou 1% dos gastos com publicidade na TV em 2008, com muitos anunciantes reutilizando peças já produzidas", diz o informe do Enders Analysis.

"Nem todo este dinheiro virá da verba da televisão, mas há sinais de migração dos gastos da TV para a Internet, e acima de tudo uma grande mudança para o meio online."

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