UOL Notícias Tecnologia

18/02/2009 - 13h09

ZTE mira 3o lugar entre os fabricantes de celular

BARCELONA (Reuters) - A chinesa ZTE, sexta maior fabricante mundial de aparelhos celulares, espera crescimento saudável em 2009 apesar do mercado turbulento, disse um dos seus executivos à Reuters.

"Esperamos que nossas vendas em volume mostrem crescimento saudável", disse He Shiyou, chefe da divisão de celulares da ZTE, em uma entrevista durante o Mobile World Congress.

"Queremos nos tornar um dos três principais fornecedores de celular em cinco anos", afirmou. Ele disse, entretanto, que o ritmo de crescimento está mais lento este ano que em 2008, quando a empresa vendeu 45 milhões de celulares, 40 por cento a mais que no ano anterior.

"Temos visto um crescimento menor nos dois primeiros meses deste ano em relação ao ano passado", disse o executivo.

Analistas e a indústria esperam que o mercado de celulares viva um dos seus piores anos em 2009, com as vendas em volume encolhendo 10 por cento ou mais.

A ZTE espera elevar suas vendas de celulares este ano através das novas redes de terceira geração que a China terá e também com o aumento de sua participação de mercado, que ainda é relativamente baixa na Europa e na América do Norte, disse ele.

A ZTE vende telefones principalmente através das próprias operadoras, que colocam sua própria marca nos modelos.

A empresa concorre com rivais de grande porte como a Nokia, Samsung, LG, Motorola e Sony Ericsson, mas espera estar entre as primeiras do grupo em breve.

Atualmente, a terceira do mercado é a sul-coreana LG, que vendeu 100,7 milhões de celulares no ano passado.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host