UOL Notícias Tecnologia

24/03/2009 - 11h07

Google facilitará a busca de livros fora de catálogo

MADRI (Reuters) - Costuma gastar muito tempo procurando um livro e não o encontra? Agora o Google facilitará a busca, colocando à disposição uma página da web em que estarão digitalizados até sete milhões de títulos.

O objetivo deste serviço (books.google.com) é simplificar a tarefa através de um sistema de busca por conteúdos.

"Procuramos organizar a informação e torná-la acessível para os usuários", disse Santiago de la Mola, responsável pela buscas de livros da companhia.

"Temos livros digitalizados em mais de 100 idiomas, o que acreditamos atender às necessidades da maioria dos usuários", acrescentou ele.

Segundo o acordo, firmado entre editores, autores e o popular site norte-americano, haverá três tipos de parcerias, explicou Luis Collado, responsável pela iniciativa na Espanha.

No caso de livros protegidos por direitos autorais, será possível consultar dados bibliográficos e visualizar fragmentos do texto como em uma livraria convencional.

"Os livros de domínio público, uma vez encontrados por meio da busca de palavras, o usuário poderá visualizá-los na íntegra", completou Collado, referindo-se à segunda modalidade do acordo. Segundo o Google, os livros que já estão à disposição dos cidadãos poderão ser lidos na versão online sem nenhum tipo de restrição.

O terceiro tipo de acordo ainda precisa ser definido. Será comercial e incluirá exemplares que estão fora de catálogo, além de outros que estão no mercado. Ainda não foram fixados preços de venda, mas de acordo com De la Mola, para os autores de textos fora de catálogo será "uma oportunidade para aproveitar este sistema fácil e gerar receita com livros que pareciam esquecidos".

Os lucros resultantes das vendas serão divididos de forma que 63 por cento ficará para os editores e autores, e 37 por cento para o Google.

"Nós seremos a vitrine para que (o editor) possa distribuir os livros", afirmou Collado.

"Um editor aproveitará a potência da Internet utilizando a busca de livros do Google para que muita gente de outras partes do mundo possam ter acesso aos livros", complementou de la Mola.

(Por Elena Massa)

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host