UOL Notícias Tecnologia

08/04/2009 - 14h08

Indústria de celulares tem desempenho fraco no 1o tri

Por Tarmo Virki

HELSINKI (Reuters) - As vendas de celulares no primeiro trimestre caíram em mais de 50 milhões de aparelhos, ou 18 por cento, colocando a maior fabricante global do setor, a Nokia, a caminho de apresentar os piores resultados em sete anos, mostrou pesquisa da Reuters nesta quarta-feira.

Os aparelhos ficaram encalhados com dezenas de milhões de produtos não vendidos, após a fraca temporada de fim de ano. Os varejistas enfrentam mercados de crédito restritos, o que tem limitado seu poder de compra.

No primeiro trimestre deste ano, as expectativas são de que o setor apresente queda nas vendas de 18 por cento frente ao ano anterior, para 241,7 milhões de telefones, mostrou levantamento feito pela Reuters com 35 analistas.

Para o ano todo, as previsões são de que o mercado de celulares enfrente dificuldades enquanto os consumidores reduzem os gastos com novos aparelhos. Os fornecedores devem vender 11,4 por cento menos telefones que em 2008.

"A restrição de crédito continua a impactar de maneira adversa o mercado de celulares. No entanto, ainda esperamos ver uma leve melhora no segundo semestre", disse Geoff Blaber, analista da CCS Insight.

"É provável que o primeiro trimestre tenha tido realmente os piores volumes do setor", afirmou Tero Kuittinen, analista da GC Research.

SMARTPHONES BRILHAM

Analistas afirmaram que um foco de atenção seria quanto resta no estoque dos canais de vendas, assim como os sinais da demanda por smartphones, que são a bola da vez do mercado.

As expectativas são de que as vendas dos smartphones, como o Blackberry fabricado pela Research In Motion (RIM), avancem entre 10 e 20 por cento.

O destaque no mercado de telefonia este ano se deslocou para o smartphone, enquanto operadoras criam subsídios para ajudar consumidores a adquirir aparelhos com várias funcionalidades, que podem gerar mais receitas.

A RIM, segunda maior fabricante mundial de smartphones, surpreendeu os investidores na semana passada divulgando lucro forte e uma perspectiva promissora.

A Nokia espera apresentar seus menores lucros trimestrais em mais de sete anos, mostrou pesquisa da Reuters com 32 analistas.

É prevista uma queda para 37,4 por cento na participação de mercado da Nokia no trimestre, ante 39,2 por cento um ano antes.

As ações da empresa finlandesa recuaram 20 por cento no trimestre, enquanto ela corta empregos e reduz a produção para combater a queda da demanda.

A Nokia deve divulgar os resultados no dia 16, seguida pela Sony Ericsson no dia 17, LG Electronics no dia 21 e Motorola no dia 30. A Samsung Electronics ainda não tem data para anunciar o balanço.

(Reportagem adicional de Marie-France Han em Seul e Brett Young em Helsinki)

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host