UOL Notícias Tecnologia

20/05/2009 - 08h51

Toshiba vai encerrar produção de celulares no Japão em outubro

TÓQUIO (Reuters) - A Toshiba informou nesta quarta-feira que encerrará a produção de celulares no Japão em outubro e que vai terceirizar parte da produção para fabricantes no exterior na tentativa de cortar despesas mediante o recuo da demanda.

As vendas de celulares no Japão despencaram cerca de 30 por cento no último ano financeiro depois que um novo modelo de negócios acabou gerando aumento de preços, incentivando consumidores a ficar mais tempo com os aparelhos.

As vendas unitárias de celulares da Toshiba caíram pela metade no último ano financeiro, levando a companhia a registrar o primeiro prejuízo operacional anual nessas operações em cinco anos.

A empresa, sexta maior fabricante de celulares no Japão com uma participação de 7 por cento no mercado, afirmou que continuará produzindo smartphones na China por conta própria, voltando-se para o crescente segmento de telefones com capacidades de computação.

A terceirização planejada ajudará a Toshiba a reduzir 4,5 bilhões de ienes (47 milhões de dólares) em custos anuais fixos, disse o porta-voz da companhia.

A Toshiba prevê que retornará ao lucro operacional neste ano financeiro, conforme põe em prática um plano de corte de despesas de 3 bilhões de dólares. A empresa registrou fortes perdas no ano passado após uma queda acentuada nos preços e na demanda.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host