Por Laura Isensee
LOS ANGELES (Reuters) - A Sony começará a vender este mês o mais barato dos leitores eletrônicos de livros dos Estados Unidos, o que deve causar aquecimento da competição contra a Amazon.com no mercado, pequeno mas crescente, de aparelhos de leitura eletrônica.
A Sony planeja começar a vender o Reader Pocket Edition, dotado de tela de cinco polegadas, por 199 dólares e uma versão com tela sensível a toques de maior dimensão, por 299 dólares, em redes nacionais de varejo como Wal-Mart e Best Buy.
Para atrair demanda, a empresa planeja reduzir o preço atual de download de best sellers e novos lançamentos de 11,99 para 9,99 dólares, o que alinhará seus preços com os da Amazon.
Os analistas dizem que consumidores que estão hesitando em gastar em meio a uma recessão podem se sentir tentados a experimentar os leitores eletrônicos com a oferta da Sony.
"Atingir o preço de 199 dólares, acreditamos, expande dramaticamente o mercado", diz Steve Haber, presidente da divisão de leitura digital da Sony, em entrevista à Reuters. "Você pode carregar o aparelho na bolsa para onde for, e isso também nos permitiu definir um preço mais acessível", disse.
A notícia é a mais recente salva na batalha entre leitores digitais na qual a Sony, que chegou primeiro ao mercado, a Amazon e outras empresas lutam por se estabelecer.
Em julho, a Amazon reduziu em 17 por cento o preço de seu leitor eletrônico padrão Kindle, para 299 dólares. Uma versão do Kindle com tela maior está à venda por 489 dólares.
Haber espera que o mercado de leitores eletrônicos exceda os dois milhões de unidades este ano nos Estados Unidos. A Forrester Research estima que o Kindle e o Sony Reader tenham atingido cada qual a marca do milhão de unidades vendidas nos Estados Unidos pelo final de 2008, e prevê que atinjam os dois milhões de unidades em 2009.