Como o Google quer mudar sua relação com o celular

Justin Sullivan/AFP

Android de boa

Cérebro do seu smartphone, o Android ganhou novos poderes. Nada de funções viciantes, daquelas que fritam a pupila de tanto olhar o celular. O Google criou recursos com potencial de mudar sua relação com o celular -- mesmo que, para isso, precise ter um divórcio entre você e seu smartzinho.
Getty Images

As pessoas nos dizem que, às vezes, elas gostariam de passar mais tempo fazendo outras coisas. Queremos ajudá-las a achar equilíbrio e bem-estar digital. Às vezes, isso quer dizer colocar seu o celular de lado e focar naquilo que realmente importa.

Stephanie Cuthberston
diretora de Android
Reprodução/Google

Foco, força e fé

E o jeito para deixar você mais leve é diminuir os gatilhos que minam sua atenção. Sabe quando você quer terminar de assistir aquela série ou ler uma notícia, e as mensagens do grupo da família não param de pipocar? Você poderá criar um jeito dessas distrações deixarem de ocorrer.
Getty Images
Isso ocorrerá quando você acionar o modo Foco, que fará as notificações de alguns aplicativos pararem de ser exibidas. E é você que escolhe quais são os serviços barrados no baile.
Justin Sullivan/AFP

Muitas das vezes, eu só quero sentar e resolver algo, sem ser interrompida por nada

Stephanie Cuthberstson
diretora de Android
Reprodução/Google

Atarefado

Aproveitando que você está focado na missão, o Google criou um jeito de agilizar o trabalho e fazer várias coisas ao mesmo tempo. Agora, as janelas dos aplicativos podem ser exibidas sobre as dos outros serviços, como nos PCs. Aí você responde uma mensagem, lê um email e já escreve aquele recado. Tudo isso na mesma tela.
Getty Images/iStockphoto

Vai ficar assim

Divulgação/Google

No escurinho

Você já deve ter reparado que olhar durante muito tempo para uma tela clara dá um baita desconforto nos olhos. Agora, dá para ativar o modo escuro, o que poupa sua capacidade visual. E de quebra, gasta menos bateria.
Reprodução/Google

Hey, Google, resolve aí

Mas tem horas que a melhor coisa mesmo é ficar longe do celular e ainda assim mandá-lo fazer coisas para você -- mas tudo na base da conversa. Para isso, o assistente de voz ficou mais rápido para entender o que é dito -- ainda que o pedido seja complicado, como "mande as fotos de animais das últimas férias para meu pai".
Getty Images/iStockphoto
O Google Assistente também ficou mais ágil para executar tarefas, desde disparar emails a chamar um Uber. Ah, e você só precisa dizer "Hey, Google" no começo do papo.
Justin Sullivan/AFP

Câmera espertinha

Às vezes, você perde muito tempo tentando obter informações sobre algo que está diante dos seus olhos. Nem buscar na internet resolve. É aí que entra a câmera espertinha do Google. Ela já ajudava a identificar bichos, plantas e prédios históricos, mas ficou mais descolada.
Getty Images/iStockphoto
Ela foi turbinada para dar uma olhadinha em cardápios e já sacar qual o prato mais popular do restaurante e ler em voz alta a tradução de um texto captado pelas lentes. Tudo isso só ocorre porque essa câmera é toda trabalhada na inteligência artificial.
Divulgação/Google

Essa é para os pais

Celular na mão de crianças coloca todas as pulgas possíveis atrás da orelha de mães e pais. Para matar algumas delas, o Android melhorou o controle parental: vai dar para ver quais apps foram baixados pela criançada, quanto tempo foi gasto neles e até para fixar um horário limite para usar o celular.
Divulgação/Google
Pais podem ainda escolher por quanto tempo alguns apps serão usados e definir qual será a hora de ir para cama.
Getty Images/iStockphoto
Publicado em 09 de Maio de 2019.
Texto: Helton Simões Gomes; Edição: Fabiana Uchinaka