Função PROCV relaciona informações entre diferentes planilhas do Excel; saiba usar
Da Redação
-
Getty Images
O nome não é lá muito amigável, mas a função PROCV é bastante útil: ela permite que o usuário do Excel relacione informações entre diferentes planilhas. Diversos leitores escreveram para o UOL Tecnologia perguntando como usá-la.
Este tutorial, baseado na versão 2007 do Outlook, ensina como fazer isso
No exemplo, vamos considerar a seguinte situação. A diária de um hotel varia de acordo com a classe dos quartos (presidencial, alta, econômica e baixa, por exemplo). Essas informações (preço; classe) constam em uma planilha. A segunda planilha mostra o nome do hóspede e a data da reserva. A função PROCV mostra, de maneira automática, quanto cada hóspede (nome; data de reserva) pagará (diária; classe), relacionando as informações existentes nas duas planilhas distintas. O recurso, no tutorial a seguir exemplificado na versão 2007 do Excel, pode ser útil para diferentes tipos de situações
Você tem dúvidas ou sugestões sobre este tema (ou sobre outros programas do pacote Office)? Escreva para uoltecnologia@uol.com.br. Se sua dúvida ou pergunta for selecionada, um tutorial sobre o assunto poderá será publicado no UOL Tecnologia.
Veja mais dicas:
- Excel classifica informação em situações condicionais que usam 'se', 'e', 'ou'
- Veja como mudar a aparência do e-mail e bloquear mensagens desconhecidas
- Excel ajuda comerciante a organizar valores recebidos (e descontados) no cartão de crédito
- Saiba como criar um gráfico de pizza (e outros formatos) no Excel
- Saiba como criar um gráfico de pizza (e outros formatos) no Excel
- Cálculo no Excel mostra quantos alunos da classe estão aprovados e reprovados
- Saiba como personalizar e dar cor às planilhas do Excel
- Cores facilitam identificação de dados no Excel; saiba como relacioná-las à informação
- Aprenda a criar fórmulas para fazer operações matemáticas com o Excel
- Recursos simples ajudam organizar e embelezar documentos do Word; confira
- Excel mostra se você deve horas trabalhadas para a empresa; veja como
- Tutorial ensina a fazer diversos tipos de conta no Excel envolvendo porcentagem
- Saiba como montar no Excel uma planilha de gastos mensais personalizada
- Aprenda a usar o Excel para calcular a idade de pessoas
- Aprenda a criar filtros para organizar informações nas colunas do Excel
- Saiba como fazer uma apresentação no PowerPoint para impressionar o chefe
- Monte o organograma de sua empresa no PowerPoint
- Bê-á-bá do Excel ensina funções básicas do software de planilha da Microsoft
- Saiba como preencher corretamente etiquetas para impressão
- Saiba o que fazer quando a barra de ferramentas do navegador desaparece
- Conheça teclas de atalho 'obrigatórias' para quem usa o Excel
- Ponto de restauração recupera arquivos danificados no Windows; aprenda
- Organize contatos do Outlook e encontre quem procura com poucos cliques
- Tutorial ensina a fazer diversos tipos de conta no Excel envolvendo porcentagem
- Converta documentos em formato PDF para Word, Excel e até PowerPoint
- Saiba como montar uma planilha de gastos mensais personalizada
- Excel transforma quantidade de dias em meses e semanas; aprenda