UOL Notícias Tecnologia

Dicas >

18/07/2008 - 07h00 / Atualizada 09/11/2009 - 20h04

Softwares para Ubuntu são similares aos de Windows

CAMILA RODRIGUES | UOL Tecnologia
Saiba como ouvir música, editar imagens, conversar e usar aplicativos de escritório no Ubuntu.

Deixe o Gimp com a cara do Photoshop

Se você sempre usou Photoshop e acha o programa de edição de imagem Gimp muito confuso devido à grande quantidade de janelas que se abre, saiba que você pode instalar o GimpShop para os menus ficarem parecidos com o programa da Adobe.

Para fazer o download, vá em Aplicações > Acessórios > Terminal e digite:

sudo wget http://www.plasticbugs.com/blogimg/gimpshop_2.2.11-1_i386.deb

Para instalar, você deve digitar nesse mesmo Terminal o comando:

sudo dpkg -i gimpshop_2.2.11-1_i386.deb

O resultado é o agrupamento dos diversos menus dispersos, com uma organização de funções parecida com a do Photoshop.

Mensageiros instantâneos

Há diversos meios de acessar a sua conta do MSN, mesmo sem usar o programa da Microsoft. Um deles é por meio do programa que já vem instalado, o Pidgin (o novo nome do software Gaim). O programa é compatível com 15 programas de mensagens, entre eles Gtalk, MSN, ICQ e SameTime.

Há ainda outros mensageiros para Linux como o emesene, que tem todas as funções do programa da Microsoft, como Winks, áudio e vídeo; o aMSN, que tem um visual bem parecido com o do MSN e uma das funcionalidades mais atrativas é que ele permite ver, automaticamente, quem te excluiu ou bloqueou. O único recurso do mensageiro do Windows que não há são os winks; ou seja, ele transfere arquivos, permite fazer conferências com mais de um contato e definir uma mensagem automática aos seus contatos quando estiver fora do computador ou muito ocupado.

Já o Mercury Messenger permite entrar em várias contas ao mesmo tempo e tem ainda vídeo e áudio, recebe mensagens offline e agrupa mensagens em uma lista só, reunindo-as em abas como no Firefox e no Internet Explorer 7. Outra diferença em relação aos outros programas é que ele roda em pendrive.

Office

O OpenOffice é uma suíte de escritórios que tem todos os programas equivalentes ao Microsoft Office: apresentação de slides, banco de dados, editor de textos e planilha, com recursos bem semelhantes.

Os arquivos do Office podem ser abertos por esses programas e há a possibilidade de salvar novos arquivos nos formatos proprietários da Microsoft, para evitar problemas de compatibilidade.

Para quem ainda faz questão de serviços de e-mail, há o Evolution, uma versão equivalente ao Outlook (até o processo de configuração é bem parecido).

Conversas por voz

O Skype, programa mais conhecido de voz, está disponível para Linux. Para quem não conhece, ele permite fazer ligações telefônicas entre computadores ou entre PC e telefone, fixo ou móvel por meio do sistema VoIP.

Ouvir músicas em formato MP3

O tocador de áudio padrão do Ubuntu é o Rhythmbox, que não permite importar músicas no formato MP3 (que é um formato de arquivo proprietário), o que limita bastante a experiência de curtir um som no computador. Os tocadores não incluem "codecs" (comandos que codificam um arquivo) para ouvir música em formato proprietario, porque em alguns países existe problema de patente e licença.

Uma solução é instalar outro tocador, como o Exaile, que possui recurso de busca automática de informações sobre álbuns, gerenciamento de grandes bibliotecas de músicas, busca de letra, informações sobre álbuns e artistas a partir da Wikipédia e também dá suporte ao Last.fm e ao iPod; ou XMMS, que foi inicialmente desenvolvido para ser parecido com o Winamp, por isso suporta skins e plugins desse programa. Ele suporta MP3, WAV e AU, além de CDs de áudio. Apesar de ser um player de áudio, existem plugins que o habilitam a exibir vídeos.
Mais
Aprenda os comandos básicos no Linux
Veja dicas para adotar o Linux sem dificuldades no PC
Saiba como instalar o Linux no seu PC
Ubuntu, Fedora, Debian: entenda as distribuições do Linux
Linux instalado, é hora de pensar nos programas
Softwares que vêm com o Kubuntu
Softwares extras que você pode ter em seu PC com Linux
Configure o Linux para a migração ser mais fácil
Passo-a-passo da instalaçãoFotos
Baixe programas para LinuxGrupos de Discussão UOL
Conheça um pouco da história e do funcionamento do Linux
Pendrive tem Linux embutido e funciona em qualquer PC
Programas para o dia-a-diaFotos
Compare programas e descubra se vale migrar para o software livre
Você tem dúvidas com o Linux? Compartilhe-as aquiGrupos de Discussão UOL

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host