UOL Notícias Tecnologia

02/01/2008 - 07h00

Edição de fotos na Web recupera os deslizes fotográficos do fim de ano

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia
As festas de fim de ano não fugiram à combinação tradicional: mesa caprichada, amigos reunidos, clima de celebração e fotos, muitas fotos. Todas clicadas por você. O problema é que ali, no ápice da descontração, as imagens pareciam ótimas.

Porém, ao serem transferidas para o PC, algumas fotografias estavam tremidas, outras escuras e a maioria mal enquadrada.

Antes que você comece o ano questionando seu talento fotográfico, saiba que com poucos toques de edição feitos em sites gratuitos na Web é possível melhorar as fotos do Natal, do Réveillon ou da "festa da firma". Os recursos vão dos básicos aos avançados, e dispensam a instalação de softwares no seu computador.

Álbum de fotos dos sites

Conheça cinco sites selecionados pelo UOL Tecnologia e saiba o que eles permitem que você ajuste nas suas fotos. Esqueça os softwares e use a Web para melhorar a sua reputação como fotógrafo —e deixar seu álbum de recordações com uma aparência, digamos, menos amadora e mais interessante.

Picnik.com

Dono da interface mais agradável e intuitiva entre as páginas selecionadas, o Picnik tem a vantagem de ter controles de fácil compreensão - todas as ferramentes têm suas finalidades brevemente explicadas. Nele, é possível editar diversos aspectos da fotografia por meio de barras de deslocamento e menus didáticos. Até quem não entende nada de edição fotográfica consegue fazer um bom trabalho.

Além de contar com ajustes essenciais, o site tem uma ampla variedade de ícones e efeitos que podem ser adicionados à fotografia. A disponibilidade dessas funções torna seu uso divertido.

Para os usuários que assinarem seus serviços — US$ 24,95 por ano— o Picnik oferece ainda mais recursos. Entre as correções exclusivas aos pagantes, está um filtro que elimina espinhas de rostos e outro que clareia dentes.

Edições podem ser feitas diretamente dos sites Facebook, Flickr, Picasa, Photobucket e Webshots. O site grava as imagens nos formatos JPG, PNG, GIF, BMP, PDF e TIFF. Em português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão.

Pixenate.com

Com visual menos clean, o Pixenate abre a foto na tela de entrada e posiciona ao lado esquerdo da imagem um menu com opções. Cada opção é mostrada por meio de um pequeno ícone dividido ao meio —o lado esquerdo aumenta a intensidade da função; o lado direito, atenua.

Há opções interessantes, como a "Lomo", que deixa as fotos parecidas com as tiradas pela câmera cult homônima, e os filtros, que permitem adicionar cores discretamente à imagem, deixando-a mais esverdeada, por exemplo. Um ponto negativo do Pixenate é a lentidão com que os efeitos são aplicados.

Ajustes feitos, basta clicar numa terceira guia, localizada abaixo dos menus de edição, para salvar a imagem no computador ou fazer uploads para o Flickr. O Pixenate edita fotos diretamente do Facebook e salva fotos em JPG. Em inglês e espanhol.

Phixr.com

De interface pouco intuitiva, a página exibe a foto a ser editada no centro da tela e ao lado de uma guia de funções. Entre as possibilidades, destacam-se a remoção de ruídos da imagem (boa para fotos batidas com ISO muito alto), a inclusão de molduras na imagem e a aplicação de efeitos como "radial blur" e "emboss". Balões de texto, como os de histórias em quadrinhos, podem ser incluídos na imagem.

O Phixr edita fotos diretamente de contas Facebook, Fotolog, Flickr, Photobucket e Picasa, entre outras. Salva as fotos nos formatos JPG, PDF, PNG, GIF e OCR. Em inglês, espanhol e alemão.

Snipshot.com

Com visual simples, se limita a oferecer funções básicas como redimensionamento, corte, rotação e regulagem de contraste, brilho, nitidez, exposição e saturação.

Em uma tela com fundo branco, a imagem selecionada pode ser editada e arrastada com o mouse — o mesmo vale para os boxes das funções, todas dispostas numa barra superior. Funções extra são oferecidas para quem pagar US$ 9 ao mês pelo serviço (entre elas, a possibilidade de editar arquivos RAW e mais efeitos a serem aplicados na imagem).

É possível salvar a imagem diretamente para uma conta no Flickr ou em formatos como GIF, JPG, PDF, PNG e TIF. Há um add-on para o browser Firefox que permite editar a imagem no serviço ao se clicar com o botão direito sobre ela. Em inglês.

Splashup.com

Se o usuário já for familiarizado com o Photoshop e utilizar determinadas funções do famoso editor de imagens, certamente vai gostar de realizar edições no Splashup. A interface do site toma conta de toda a tela do monitor e é incrivelmente semelhante à do software da Adobe.

O Splashup permite que a foto seja trabalhada em camadas (como no Photoshop) e tem seus comandos organizados de forma intuitiva. As abas que vão sendo abertas com as ferramentas de edição também podem ser arrastadas pela tela com o mouse. Ele permite, ainda, que mais de uma imagem seja trabalhada ao mesmo tempo.

O site salva imagens nos formatos JPG, FXO e PNG e edita fotos hospedadas no Facebook, Flickr e Picasa. Em inglês.
Mais
Photoshop CS3: aprenda a selecionar objetos
Aprenda a ter pele perfeita com o Photoshop
Quem precisa do Photoshop na hora de editar imagens?

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host