UOL Notícias Tecnologia

28/03/2008 - 09h07

Desfragmentador de disco coloca ordem no HD e finaliza a limpeza do computador

CINTIA BAIO e LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
O último passo que deve ser feito na limpeza do micro é a desfragmentação do disco. Ou seja, reunir os arquivos "soltos" pelo HD em locais ideais para economizar mais espaço.

A recomendação é que você só faça a desfragmentação quando não estiver chovendo, trovejando ou com risco de falhas na energia elétrica porque o processo é lento e corre-se o risco de perder dados caso o computador seja desligado repentinamente.

Isso acontece porque a máquina salva todos os arquivos em um local temporário e depois devolve para os locais originais. Qualquer interrupção no processo pode gerar perda de dados.

5º Passo - Desfragmente a máquina

O que é e para que serve: A fragmentação do disco acontece à medida que você altera, salva ou exclui documentos. Essas alterações são gravadas em locais diferentes dos originais o que, ao longo do tempo, torna o PC mais lento já que é preciso procurar as partes do arquivo em diversas áreas do HD.

Como fazer: Para começar o procedimento vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Desfragmentador de Discos. Na caixa de diálogo, escolha a opção Analisar. O Windows vai te avisar se é necessário fazer a desfragmentação. Se sim, clique em Desfragmentar e deixe o programa consertar os erros para você.



Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host