UOL Notícias Tecnologia

25/06/2008 - 07h00

Softwares incrementam suas fotos tiradas com o celular; escolha o seu

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Se a câmera com boa resolução e as dicas para fotografar melhor usando o celular ainda não são suficientes para colocar "mais vida" nos cliques que você anda fazendo por aí com seu aparelho móvel, a solução pode estar em alguns softwares que oferecem funções que vão além do flash e do foco automático.

Alguns, como o PanoMan criam fotos panorâmicas em segundos e dispensam o uso de programas específicos que precisam ser instalados no PC. Apenas com a versão trial do software, já dá para criar uma fotografia com dois frames —suficiente para colocar toda a turma em uma única imagem, sem confusão ou todo mundo "espremido".

A instalação dos programas é bem simples e pode ser feita via cabo USB, infravermelho ou Bluetooth e o único requisito é que o celular suporte aplicações Java.

Para checar, vá ao menu de configurações do aparelho e busque as especificações. Na maioria dos aparelhos, é possível saber por aí se o celular é compatível e qual versão Java ele suporta.

Depois, é só copiar o arquivo no computador e, pelo software do celular, transferí-lo para o aparelho.

Passo-a-passo: instale programas no celular usando Bluetooth

Confira, a seguir, uma lista de quatro programas que prometem incrementar suas fotos e, de quebra, divulgá-las para seus amigos, como o Pics2Phones, que cria papéis de parede com as imagens, e o Snap&Sketch, que envia fotografias cheias de firulas por e-mail.


PanoMan 3.0 trial version

ReproduçãoQuer tirar uma foto da turma toda ou de uma paisagem linda, mas elas não 'cabem' no frame? O software PanoMan ajuda a criar imagens panorâmicas em poucos cliques.

Funciona da seguinte maneira: primeiro, enquadre uma parte da imagem e clique OK, depois, posicione a câmera na segunda parte da foto e o próprio software se encarrega de juntá-las e criar uma única fotografia. A versão demo do produto só permite criar uma imagem composta de dois frames. Mesmo assim, o resultado é bastante satisfatório.

Pics2Phones 1.3.1

ReproduçãoCrie papéis de parede para celulares com as fotos tiradas por você. O programa edita, corta e envia imagens direto para o aparelho. Também possui ferramentas para adicionar textos, ajustar brilho, contraste, cor e saturação, além de trazer molduras e rotacionar ou redimensionar imagens.

Quando selecionado a marca e o modelo do celular, o software indica, automaticamente, o tamanho da tela e da imagem a ser criada. As fotos modificadas são enviadas para o celular por cabo, Bluetooth ou Wap.

Snap & Sketch

ReproduçãoSe a foto que você tirou ficou um pouco 'sem graça', o que acha de complementá-la usando seus dons artísticos?

O programa Snap&Sketch permite fazer desenhos em cima de imagens, como fotos, por exemplo, e enviá-las por e-mail para seus amigos. O software também oferece a opção de criar seus próprios desenhos —função útil quando o clique não saiu como o esperado.

TimerCam

ReproduçãoO TimerCam permite programar a data e hora que uma imagem deve ser capturada. O programa é útil, por exemplo, para tirar fotos discretamente.

Basta ir até o menu Opções > Timer e definir data e hora do clique. A versão demo do software permite apenas uma programação. A ativação da versão full acontece no próprio celular, se o usuário desejar.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    boa resolução e as