Dicas de Tecnologia

9 dicas bem simples para você turbinar suas fotos com a câmera do iPhone

Do UOL, em São Paulo

  • iStock/Getty

    Que tal aproveitar mais os recursos da câmera do seu iPhone?

    Que tal aproveitar mais os recursos da câmera do seu iPhone?

A gente sabe: uma das funções que você mais preza no seu celular é a câmera. Qualquer novidade em lançamentos é cercada de expectativa em relação a esse quesito - e as marcas sabem que privilegiar a câmera é garantia de sucesso. Contudo, será que você consegue tirar o máximo das câmeras atuais?

Os smartphones têm várias ferramentas nas câmeras que pouca gente usa. Muitos até conhecem, mas simplesmente não dominam em detalhes. Aqui, damos algumas dicas para você tirar fotos melhores com o iPhone.

>> Veja mais dicas de tecnologia

Ferramentas pouco usadas da câmera do iPhone

Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Mexa no brilho!

Você não precisa necessariamente tirar a foto de acordo com a imagem que aparece na tela do seu iPhone logo de cara. Brinque um pouco com ela. Um recurso fácil de ser utilizado é mexer no brilho da imagem (de fato, você estará mexendo na exposição da câmera). Basta dar um toque na tela com a câmera ligada que um solzinho aparecerá. Segure e arraste para cima para aumentar o brilho - o inverso diminuirá a exposição.
Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Use palheta de efeitos com parcimônia

Muita gente se lembra desse recurso apenas ao esbarrar sem querer e surgir uma palheta de efeitos em sua câmera. Essa "palheta" fica no canto superior direito de sua câmera e apresenta nove tonalidades diferentes. Há desde preto e branco até uma opção que eleva a "temperatura" da foto, com cores mais quentes. É um recurso bom, principalmente se usado com parcimônia. A foto acima foi tirada com um dos efeitos da palheta e com ajustes no brilho da imagem. Ficou boa, não?

Nada de automático: defina o foco

Esse recurso já é usado pela maioria, mas é bom ressaltar. Assim como o brilho, o iPhone define o foco automaticamente quando você liga a câmera. Normalmente, o foco fica no objeto da frente. Agora, se você quer fazer uma imagem diferenciada ou abranger mais elementos em sua fotografia, defina você mesmo o foco. Basta você dar um toque na tela na região onde quer que o foco fique.
Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Trave o brilho e o foco

Muitas vezes, após você definir o brilho e o foco, o iPhone retorna para o modo automático se você movimenta o aparelho ou se o alvo retratado se mexe. Para evitar isso, é possível travar o brilho e o foco na opção que você escolheu. Se alguma coisa mudar na paisagem que você está fotografando, a sua opção permanecerá a mesma. Como fazer isso? Do mesmo jeito que você usou para dar o foco e a exposição - mas, em vez de só dar um leve toque, pressione por alguns segundos a tela até a opção aparecer. É ainda possível mudar a exposição após realizar o travamento.
Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Ative a "grade"

Uma opção que vai ajudar demais a compor sua imagem é a "grade". Essa função divide a sua tela em nove retângulos iguais entre si que vão te lembrar a importância de uma composição e de como montar sua fotografia. O modo como você vai compor a foto vai variar dependendo do que você vai fotografar. As linhas na tela te ajudarão a centralizar um objeto e a deixar o horizonte em linha reta, por exemplo. Uma "lei" da fotografia diz ainda que é melhor você deixar o objeto fotografado na intersecção entre duas linhas. Para ativar a grade, acesse a área da câmera em ajustes e acione a opção grade.

Tire um monte de fotos de uma vez

Essa opção é bem boba e simples, mas é legal. Você pode tirar inúmeras fotos por segundo com a câmera do iPhone. Basta segurar o botão de disparo por um segundo que o smartphone começará a tirar uma foto atrás da outra. Isso é ótimo para fotos em que você quer flagrar o movimento de algo - depois, é só selecionar a que você mais gostou.
Gabriel Francisco Ribeiro/UOL
Gabriel Francisco Ribeiro/UOL

Quando usar HDR?

As fotos HDR costumam fazer sucesso e são bastante usadas. Ela basicamente combina três diferentes exposições em uma mesma foto para criar uma imagem melhor e mais semelhante com o ambiente fotografado. É bom quando a foto que você vai tirar tem elementos claros e escuros. As fotos podem sair mais detalhadas com o HDR ligado - mas há casos e casos, claro. O HDR está disponível dentro da tela da câmera, basta clicar na opção e ligar. Na foto acima, a do lado esquerdo conta com HDR - e tem mais detalhamentos entre cores claras e escuras. Em paisagem esse recurso é ainda mais importante.
Reprodução
Reprodução

Tirar fotos com o volume, fone de ouvido e timer

É um pouco chato em alguns momentos, dependendo da posição e do tipo da foto principalmente, tirar o registro fotográfico com o disparador que fica na tela. O lado bom é que há soluções para isso e muita gente já usa. Você pode tirar fotos com o iPhone apertando no botão do volume, por exemplo. Outra opção é usar o fone de ouvido (com fio) para tirar fotos - também pelos botões de volume. É ainda legal usar o timer, principalmente porque ele evita tremidas que podemos provocar ao clicar no disparador.
Divulgação
Divulgação

Imagens em movimento?

Se você já viu Harry Potter, deve se maravilhar com as fotos que se mexem nos jornais do mundo bruxo. Os iPhones mais recentes (do 6S pra cima) fazem algo bem parecido: o recurso Live Photo cria vídeos de até três segundos da foto, com movimento e som. Se você tem um celular com o recurso, é só ativá-lo no botão próximo ao do HDR, na tela da câmera.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos