Dicas de Tecnologia

Apagou um arquivo do celular sem querer e quer resgatá-lo? Saiba como

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • iStock

Pode acontecer de diversas formas. Você pode ter excluído sem querer ou eliminado propositalmente, mas se arrependido logo depois. Seja como for, não fique desesperado: é possível restaurar arquivos, como fotos e vídeos, do seu dispositivo. Até recuperá-los, não grave novos dados no smartphone.

Quando excluímos uma imagem, ela só desaparece completamente ao limparmos a memória do aparelho ou ao usarmos o espaço para novos arquivos. Basicamente, existem duas maneiras de armazenar, na memória interna ou externa, e dois modos de restaurar, com ou sem acesso root [processo que gera permissões de administrador].

Antes de mais nada, faça um teste no seu celular. Tire uma foto ou faça um vídeo descartável e tente recuperá-lo. Assim, você saberá como fazer antes de perder algo realmente relevante e ter que lidar com a situação sem preparo.

Se seu celular costuma "sumir" com fotos, crie o hábito de fazer backup de seus arquivos. Mande documentos e imagens para algum serviço de nuvem ou para seu email, ou os grave em outro lugar.

Baixe um app com gerenciador de aplicativo, como o File Expert (http://zip.net/bqtb8D). Isso facilita a sua vida de várias maneiras, não apenas para recuperar fotos e vídeos, mas para organizar o espaço interno e ganhar eficiência. Caso exista um gerenciador em seu aparelho, verifique se há a opção de reciclagem e a habilite.

As dicas abaixo valem para dados armazenados em memórias interna ou externa e são dedicadas a quem usa Android, mas outros sistemas operacionais possuem opções semelhantes.

Sem Root

Reprodução
Reprodução

Usando um PC

Recuperar arquivos usando um PC também funciona para tentar resgatar dados de dispositivos danificados. A versão gratuita do Recuva trabalha bem para resgatar arquivos perdidos em diversos tipos de dispositivos. Instale o software em seu PC e conecte seu aparelho por meio de um cabo USB. Depois, selecione o lugar no qual o Recuva deve fazer a busca. Quando a busca for concluída, é possível ver o tamanho do arquivo e o estado em que ele se encontra, se está excelente ou se é irrecuperável.

Com Root

Reprodução
Reprodução

App

O Undeleter necessita de acesso root e é eficiente. Quanto mais arquivos você excluiu, mais tempo será necessário para recuperá-los. O aplicativo reconhece e recupera arquivos com praticamente qualquer extensão, como documentos, imagens, músicas, e-books, registros de chamadas, SMS e conversas WhatsApp. Para readquirir imagens, o Undeleter irá executar uma varredura profunda. Você pode refinar o resultado e selecionar o tipo de arquivo. Ao encontrar, por exemplo, a foto desejada, escolha o local onde deseja salvá-la.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos