Música para correr e contador de calorias: apps ajudam a monitorar a saúde

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Thinkstock

Muitos deixam para segunda-feira, outros marcam para o primeiro dia do ano, que acaba mudando para depois da Quarta-feira de Cinzas. O melhor dia para começar a cuidar da saúde, porém, é hoje. Pela dificuldade em abandonar a zona de conforto e partir para a ação, qualquer ajuda faz diferença.

Seu smartphone pode ser um grande aliado para motivar e acompanhar as suas dietas e atividades físicas, mesmo que você não tenha pulseiras de monitoramento. Abaixo, conheça alguns aplicativos que prometem estimular a vida saudável.

Reprodução
Reprodução

Rock My Run

Se você precisa de um estímulo musical para começar a se exercitar, Rock My Run traz músicas especialmente selecionadas para motivar a sua corrida. Está enganado quem imagina que o aplicativo tem apenas melodias genéricas de domínio público. DJs como David Guetta e bandas como Guns N' Roses estão no menu. Você pode combinar o Rock My Run com outro aplicativo e comparar o desenvolvimento de sua performance com e sem música.
Reprodução
Reprodução

My Fitness Pal

My Fitness Pal é um contador de calorias completo, com interface simples. Por isso, é um dos mais populares do mundo. Além da calculadora, com uma base de mais de 6 milhões de alimentos, ele faz conexões com outros aplicativos, como Fitbit e MapMyFitness, que aperfeiçoam os seus treinos. Com ele, é possível inserir alimentos e exercícios personalizados e acompanhar com relatórios e gráficos. Você estabelece uma meta e cultiva um diário para visualizar as suas vitórias contra a balança. Essas conquistas podem ser compartilhadas no Facebook e no Twitter, para que seus amigos e familiares motivem a continuidade de seu esforço.
Reprodução
Reprodução

Fitbit

O aplicativo acompanha você em todas as ocasiões -enquanto come, dorme e treina- para gerar balanços de seu progresso com gráficos e análises. Você estabelece as suas metas e pode participar de desafios que são divertidos e estimulantes. Mesmo as atividades aparentemente banais do dia a dia são monitoradas e armazenadas pelo Fitbit. No metrô, por exemplo, você perceberá as vantagens de evitar a escada rolante. Como desvantagem, para usar todas as funções do app, é necessário o uso de uma pulseira fitness.
Reprodução
Reprodução

Zero Cigarro

O aplicativo mostra o quanto você gasta com cigarros por ano e quanto tempo de vida perde enquanto fuma. Ele é desenvolvido para fumantes e cuidadores (pessoas que tentam evitar que familiares e amigos fumem). O programa para largar o vício foi criado por especialistas em dependência química. Na primeira semana, Zero Cigarro inicia a fase de preparação, enviando mensagens de estímulo e como lidar com os primeiros dias sem tabaco. O botão vermelho no aplicativo ajuda a barrar o impulso de fumar. O aplicativo não é milagroso e também requer uma boa parcela de força de vontade.
Reprodução
Reprodução

Diário Alimentar

Sem a necessidade de login, informações pessoais e conexão à internet, o app registra seu cardápio diário e faz sugestões de mudanças em alguns hábitos alimentares que passam despercebidos na correria cotidiana. O Diário Alimentar previne, por exemplo, que você coma muitas vezes o mesmo alimento. Para inserir os alimentos de sua dieta é simples, pois o aplicativo já traz muitas sugestões. A cada elemento de seu prato, você visualiza as calorias, proteínas, carboidratos e gorduras, o que faz qualquer um pensar duas vezes antes de continuar a refeição.
Reprodução
Reprodução

Diário da Cefaleia

Quem sofre de enxaqueca sabe o quanto as dores de cabeça prejudicam o humor e diminuem a qualidade de vida. Fácil de usar, o Diário da Cefaleia é um aplicativo útil ao usuário, mas também ao profissional de saúde. Os relatórios das dores, que incluem a intensidade e o local da dor, alimentação e características do sono, podem ser enviadas ao médico via e-mail. As informações facilitam o diagnóstico e o tratamento dos pacientes.
Reprodução
Reprodução

Map My Run

Map My Run usa o GPS para produzir as trajetórias e apresenta desafios em competições virtuais, com classificação e prêmios, para aumentar a motivação. Ele também sugere, entre outras coisas, quando trocar o par de tênis. Da mesma série, e com recursos semelhantes, existem Map My Ride, para ciclistas, Map My Fitness, com diversos exercícios, Map My Walk, para caminhadas, e MapMyDogWalk, para quem passeia muito com o cachorro e tem curiosidade de saber o quanto a atividade faz bem para os donos dos pets.
Reprodução
Reprodução

Pedometer

Pedometer é um bom começo para quem precisa caminhar para perder peso e fortalecer a musculatura. Com funções simples, o aplicativo registra os passos e calcula o gasto calórico, além de distância, velocidade e tempo. Para usá-lo com mais precisão, no entanto, é necessário cadastrar o comprimento dos passos, e informar peso, idade e sexo. Não cadastrar corretamente prejudica o resultado apresentado.
Reprodução
Reprodução

Lifesum

Lifesum se adapta a muitos perfis de usuários, dos iniciantes aos avançados. O app ajuda na escolha dos alimentos, avisa quando é necessário tomar água e muitos outros feedbacks deste tipo. Lifesum procura criar hábitos saudáveis duradouros no usuário. A desvantagem é a necessidade de mantê-lo sempre informado, ou não obterá os resultados desejados. Quanto mais informações, melhor. Para ter acesso a dietas personalizadas e associar o Lifesum a outros aplicativos de saúde, é preciso usar a versão paga.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos